Distribuição Homepage Newsletter

Sonae revela estratégia anti-fraude no “Retail Fraud 2012”

Por a 24 de Abril de 2012 as 12:33

A auditoria interna da Sonae apresentou um “case study” no “Retail Fraud 2012”, conferência mundial sobre fraude no retalho, que decorreu em Londres, Inglaterra, e contou com a presença de 600 participantes, incluindo 390 retalhistas.

 

Sears, ebay, Metro, Printemps, Chanel, Office Depot, entre outras, também marcaram presença no evento.

A fraude no retalho representa em todo o mundo90 mil milhões de euros. A cifra crescer em 2011 fruto de roubos, fraude interna e crime organizado.

A Sonae explicou como a auditoria contínua, associada ao maior controlo dos processos, contribuiu para a redução da fraude mantendo a eficiência das operações e a confiança dos consumidores.

Orlando Sousa, director de auditoria interna da Sonae, sublinhou que, “em momentos de contracção económica, o risco de fraude aumenta. Se, em momentos de prosperidade, os gestores devem monitorar continuamente os processos existentes de forma a minimizar o potencial de ocorrências de fraude, em ciclos de contracção, essa atenção deve ser reforçada”.

Auditorias aos processos de negócio mais críticos e o estabelecimento de regras e procedimentos, a par com o reforço da sensibilização para um comportamento ético, contribuem para reduzir o risco de fraude.

A auditoria interna, através da monitorização contínua dos controlos associados aos processos de negócio, tem vindo a evoluir de uma “auditoria mais reactiva (detecção casuística e tardia das falhas de controlo) para uma auditoria mais preventiva (detecção sistemática e atempada)”.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *