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Nestlé atinge receitas de 17,8 mil milhões no trimestre

Por a 20 de Abril de 2012 as 14:53

A Nestlé atingiu receias de 21,4 mil milhões de francos suíços (cerca de 17,8 mil milhões de euros) nos primeiros três meses de 2012 face a igual período de 2011, correspondendo a uma evolução 5,6%, indicando os resultados que o crescimento orgânico foi de 7,2%.

No comunicado de imprensa que revela os resultados do primeiro trimestre de 2012, a Nestlé indica que o crescimento orgânico nos mercados desenvolvidos foi de 3,1%, enquanto nas economias emergentes a evolução foi de 13%.

“Tal como antecipado, 2012 já está a confirmar-se como um ano desafiante”, revela Paul Bulcke, CEO da Nestlé, indicando que “em muitos mercados emergentes onde a confiança do consumidor é baixa, os negócios estão em quebra, enquanto nos mercados emergentes as condições continuam dinâmicas e ricas em oportunidades de crescimento”.

O responsável máximo pela companhia suíça refere ainda que “os nossos investimento passados e presentes e a continuidade na inovação permitiu-nos atingir este crescimento neste trimestre. Tal realidade, conjugada com o efeito preço para o restante ano e uma previsível melhoria no que toca às matérias-primas no segundo semestre, permitem-nos confirmar as nossas estimativas para os resultados para o actual exercício fiscal de um crescimento orgânico entre os 5 e 6%”.

Em termos de regiões onde actua, as Américas registaram um crescimento orgânico de 6,2%, mas uma desaceleração real de 0,4% para os 6,5 mil milhões de francos suíços (cerca de 5,4 mil milhões de euros), embora a América Latina tenha obtido um crescimento de duplo dígito.

Já na Europa, o crescimento orgânico foi de 2,3% e a evolução real de 0,2% para 3,6 mil milhões de francos (cerca de 2,99 mil milhões de euros), existindo diferenças de performance entre Europa Ocidental e a Europa de Leste.

Por fim, a região Ásia/Oceânia/África foi a que maior crescimento registou (11,4% em termos orgânicos e 7,2% em termos reais), atingindo os 4,6 mil milhões de francos, ou seja, cerca de 3,8 mil milhões de euros.

Em termos de áreas de negócio, as bebidas líquidas e em pó mantém a liderança (+4,7% com 4,6 mil milhões de francos), seguidas do negócio de lácteos e gelados (+1,3% com 4,2 mil milhões de francos), refeições prontas (-1,4% com 3,4 mil milhões de francos).

Referência ainda para o processo que a Nestlé venceu contra os concorrentes relativamente às máquinas de café e cápsulas da Nespresso no European Patent Office (EPO).

“É uma decisão positiva para a Nespresso, então estamos muito satisfeitos”, disse o presidente-executivo da Nespresso, Richard Girardot, na assembleia anual de accionistas da companhia.

O EPO confirmou ter ratificado, embora com pequenas alterações, a patente que a Nestlé registou em 2010, sobre a forma como as cápsulas da Nespresso se acoplam às máquinas, segundo o porta-voz do órgão, Rainer Osterwalder, que salientou a existência da possibilidade de recurso.

Entre os concorrentes estão a Tassimo, da Kraft, e a Senseo, da Sara Lee. A companhia suíça também trava uma batalha judicial contra empresas que vendem cápsulas mais baratas para as máquinas da marca Nespresso.

 

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