Nestlé atinge receitas de 17,8 mil milhões no trimestre
O maior grupo alimentar do mundo registou um aumento nas receitas nos primeiros três meses de 2012, crescendo em todas as geografias. Além disso, a companhia suíça venceu o processo relativamente às máquinas de café e cápsulas da Nespresso no European Patent Office (EPO).
![Victor Jorge](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Victor Jorge
Nova colheita do clarete da Bairrada com o icónico Bruno Aleixo
Melom e Querido Mudei a Casa Obras reforçam rede de lojas
Pescanova lança Filetes forno de tomilho e sal marinho
26º congresso da Associação Portuguesa de Logística realiza-se em outubro
Locky instalou 23 cacifos em vários supermercados Intermarché
Mais de 20 expositores internacionais confirmados nos World Cheese Awards em Portugal
Pingo Doce abre nova loja em Lisboa
Nova gama de gelados familiares Olá
Carrinhos Surpresa em todos os hipermercados Auchan
Izidoro já faz entregas refrigeradas em todo o território de Portugal Continental
A Nestlé atingiu receias de 21,4 mil milhões de francos suíços (cerca de 17,8 mil milhões de euros) nos primeiros três meses de 2012 face a igual período de 2011, correspondendo a uma evolução 5,6%, indicando os resultados que o crescimento orgânico foi de 7,2%.
No comunicado de imprensa que revela os resultados do primeiro trimestre de 2012, a Nestlé indica que o crescimento orgânico nos mercados desenvolvidos foi de 3,1%, enquanto nas economias emergentes a evolução foi de 13%.
“Tal como antecipado, 2012 já está a confirmar-se como um ano desafiante”, revela Paul Bulcke, CEO da Nestlé, indicando que “em muitos mercados emergentes onde a confiança do consumidor é baixa, os negócios estão em quebra, enquanto nos mercados emergentes as condições continuam dinâmicas e ricas em oportunidades de crescimento”.
O responsável máximo pela companhia suíça refere ainda que “os nossos investimento passados e presentes e a continuidade na inovação permitiu-nos atingir este crescimento neste trimestre. Tal realidade, conjugada com o efeito preço para o restante ano e uma previsível melhoria no que toca às matérias-primas no segundo semestre, permitem-nos confirmar as nossas estimativas para os resultados para o actual exercício fiscal de um crescimento orgânico entre os 5 e 6%”.
Em termos de regiões onde actua, as Américas registaram um crescimento orgânico de 6,2%, mas uma desaceleração real de 0,4% para os 6,5 mil milhões de francos suíços (cerca de 5,4 mil milhões de euros), embora a América Latina tenha obtido um crescimento de duplo dígito.
Já na Europa, o crescimento orgânico foi de 2,3% e a evolução real de 0,2% para 3,6 mil milhões de francos (cerca de 2,99 mil milhões de euros), existindo diferenças de performance entre Europa Ocidental e a Europa de Leste.
Por fim, a região Ásia/Oceânia/África foi a que maior crescimento registou (11,4% em termos orgânicos e 7,2% em termos reais), atingindo os 4,6 mil milhões de francos, ou seja, cerca de 3,8 mil milhões de euros.
Em termos de áreas de negócio, as bebidas líquidas e em pó mantém a liderança (+4,7% com 4,6 mil milhões de francos), seguidas do negócio de lácteos e gelados (+1,3% com 4,2 mil milhões de francos), refeições prontas (-1,4% com 3,4 mil milhões de francos).
Referência ainda para o processo que a Nestlé venceu contra os concorrentes relativamente às máquinas de café e cápsulas da Nespresso no European Patent Office (EPO).
“É uma decisão positiva para a Nespresso, então estamos muito satisfeitos”, disse o presidente-executivo da Nespresso, Richard Girardot, na assembleia anual de accionistas da companhia.
O EPO confirmou ter ratificado, embora com pequenas alterações, a patente que a Nestlé registou em 2010, sobre a forma como as cápsulas da Nespresso se acoplam às máquinas, segundo o porta-voz do órgão, Rainer Osterwalder, que salientou a existência da possibilidade de recurso.
Entre os concorrentes estão a Tassimo, da Kraft, e a Senseo, da Sara Lee. A companhia suíça também trava uma batalha judicial contra empresas que vendem cápsulas mais baratas para as máquinas da marca Nespresso.