Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Negócio ibérico da Makro com sede única em Madrid

Por a 19 de Abril de 2012 as 14:58

O grupo Metro, da qual a Makro Portugal faz parte, anunciou hoje uma nova estrutura organizacional para o negócio ibérico da empresa grossista.

 

Os escritórios centrais e as equipas de gestão são integradas numa sede única, localizada em Madrid.

O actual director-geral da Makro Espanha, José Maria Cervera, assume a direcção-geral de ambos os países. A sua responsabilidade é “melhorar a competitividade e tirar partido das sinergias existentes entre os negócios dos dois dois países”.

O novo modelo operacional, testado com sucesso em Espanha, será exportado para a Makro Portugal que apresentou resultados “abaixo das expectativas” nos últimos anos.

Em Março, a empresa grossista iniciou um processo de reestruturação. O convite a todos os colaboradores para a rescisão voluntária dos contratos de trabalho por acordo mútuo e redução da carga horária para metade, deu frutos. “Este processo permitiu à Makro Portugal realizar a adequação dos seus quadros de pessoal nas lojas à realidade actual”. Um total de 209 colaboradores abandonaram a empresa com esta iniciativa.

“A necessidade de melhorar a competitividade, o potencial existente de sinergias entre os dois países, a introdução de um novo modelo operacional para o negócio já testado em Espanha com grande sucesso, em conjunto com o processo de redução de custos assente na diminuição de custos de pessoal nas áreas administrativas, conduziram à decisão de integrar as sedes de ambos os países numa única sediada em Madrid.

Apesar desta medida, será mantido em Portugal um escritório central em Lisboa, “para assegurar que a oferta de um sortido de artigos de acordo com as necessidades específicas do País”.

4 comentários

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *