Destaque FMCG Homepage Marcas Newsletter

Portugal importou quase o dobro da comida e bebida que exportou em 2011

Por a 17 de Abril de 2012 as 12:54

Os produtos alimentares e bebidas exportadas por Portugal em 2011 representaram 55% do valor importado nesta categoria de bens, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

 

Este valor é mesmo assim muito mais elevado do que em 1993: há vinte anos, as exportações alimentares de Portugal representavam apenas 38% das importações.

A soberania alimentar é o tema da intervenção de Adriano Moreira, presidente da Academia das Ciências, no congresso da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, que se está a realizar hoje em Lisboa.

Prevê-se que entre os outros oradores no congresso estejam António Saraiva (presidente da CIP), Rui Miguel Nabeiro (administrador do grupo dos cafés Delta) e Duarte Pinto (presidente da Sumol+Compal).

Nas últimas duas décadas, o rácio entre exportações e importações de alimentos e bebidas tem crescido gradualmente de uma forma favorável a Portugal.

O INE diferencia ainda entre produtos primários e produtos transformados. A diferença entre importações e exportações é muito maior nos produtos primários (onde as vendas representam apenas 35% das saídas de produtos) que nos produtos transformados (70%).

Ao todo, em 2011, Portugal vendeu 4.149 milhões de euros em produtos alimentares e importou 7.527 milhões. Estes números referem-se apenas ao comércio internacional de alimentos e bebidas, não incluem a produção nem o consumo nacionais.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *