Destaque FMCG Homepage Marcas Newsletter

A edição do Jornal Hipersuper: Entrevista à Ministra da Agricultura Assunção Cristas

Por a 13 de Abril de 2012 as 0:01

Nesta edição do Jornal Hipersuper, dedicada em exclusivo ao IV Congresso da Indústria Portuguesa Agro-Alimentar – “Uma indústria estratégica para Portugal” – destaque para a entrevista à Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAMAOT), Assunção Cristas.

Em entrevista exclusiva ao Jornal Hipersuper, a responsável pela pasta da Agricultura admite que, “quando o Estado, através do Governo, pretende substituir-se aos empresários na sua função básica de escolher o que produzir, como o fazer e em que quantidades, é normalmente um estorvo”. Por isso, afirma Assunção Cristas, “a resposta apenas poderá ser dada pelos empresários do sector agro-alimentar”.

Certo é que, na opinião da Ministra da Agricultura, “a indústria é essencial para a agricultura”, salientando ainda que o papel da internacionalização, concluindo que “é importante que exista investimento português no estrangeiro, pois esse investimento virá sempre a traduzir-se na conquista desses mercados, funcionando como uma autêntica ponta de lança para futuras exportações”.

Entrevista Presidente FIPA
Numa edição dedicada exclusivamente ao IV Congresso da Indústria Portuguesa Agro-Alimentar – “Uma indústria estratégica para Portugal” – o Jornal Hipersuper entrevistou o Presidente da FIPA, Jorge Henriques, que admitiu que “Portugal precisa de uma visão mais agro-alimentar e menos agrária”.

O responsável pela Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares colocou, de resto, a competitividade como principal desafio da agro-indústria para o futuro depois do País ter sido confrontado com uma das maiores mentiras: a de que Portugal “não tinha de produzir bens transaccionáveis, que não precisávamos da agricultura e da indústria”.

Entrevista Presidente da CAP
Numa edição dedicada ao sector da agro-indústria, o Jornal Hipersuper ouviu, também, o Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), João Machado, que admitiu haver “um novo olhar para a agricultura”.

A viver um dos piores momentos de seca das últimas décadas, o responsável da CAP salienta que “já se percebeu que é fundamental haver um sector primário forte e a produzir”.

Já em relação à velha questão da auto-suficiência, João Machado admite ser “um disparate total”, frisando que o importante para a próxima PAC (Política Agrícola Comum) é que “permita que o mundo rural se desenvolva, mantendo as cultura onde Portugal é competitivo, não afastando agricultores e permitindo continuar a investir e a auto-renovar o tecido agrícola”.

A indústria agro-alimentar à lupa
A poucos dias do ao IV Congresso da Indústria Portuguesa Agro-Alimentar – “Uma indústria estratégica para Portugal” – o Jornal Hipersuper traz uma análise ao sector agro-alimentar português, destacando o facto da indústria agro-alimentar ter vindo a ajudar a equilibrar a balança comercial do País, registando, nos últimos 11 anos, um aumento de 138% nas exportações.

Certo é que, entre as indústrias transformadoras, a indústria agro-alimentar é a que mais contribuiu, em volume de negócios, para a economia nacional, com mais de 14 mil milhões de euros (cerca de 4,2% do PIB) em 2011.

As 10 tendências de consumo do sector alimentar
Falar do sector agro-alimentar é falar de produção, mas também de consumo. Assim, fomos ouvir Carlos Liz, investigador de consumo há mais de 30 anos e que resume nesta edição as 10 grandes tendências do sector alimentar em Portugal. O resultado é original e contra-corrente.

Painel “Crescimento e Sustentabilidade”
Se crescer é imperativo para as empresas, a sustentabilidade tornou-se incontornável no dia-a-dia da indústria. Sobre o tema ouvimos António Reffóios, Administrador-delegado e Director-geral da Nestlé Portugal, António Casanova, CEO da Unilever Jerónimo Martins, e Rui Miguel Nabeiro, Administrador do Grupo Nabeiro.

Painel “Liderança e Valor”
O que significa ser líder? E como se constrói valor? A resposta dada pelo painel – composto por António Simões, Presidente do Grupo Sovena, Luís Mesquita Dias, Administrador e Director-geral da Vitacress Portugal, Manuela Tavares de Sousa, Administradora da Imperial, e Manuel Tarré, Presidente da Gelpeixe – centra-se em conceitos-chave como competitividade, inovação, organização e estar atento ao que diz o consumidor.

Painel “Crescer além-fronteiras”
Como é que o sector agro-alimentar pode ajudar o País a superar a depressão? Conheça os remédios dos líderes de empresas com estratégias de exportação bem-sucedidas. No caso, João Miranda, Presidente do Conselho de Administração da Frulact, Manuel Ramirez, Presidente da Ramirez&C.ª, e Ana Raquel Vieira de Castro, Administradora da Viera de Castro.

Inovação no agro-alimentar
Muitas vezes negligenciada pelos empresários, a modernização dos processos de produção é talvez a mais sustentada e frutífera forma de inovação. Ouvimos Pedro Santos, Director-geral da Consulai, que admitiu que “a inovação é uma atitude”, reconhecendo que “as indústrias estão, felizmente, a tornar-se mais activas e menos reactivas” nesta questão importante.

Construir marcas de confiança com qualidade
Como é que a qualidade pode ajudar as marcas a serem mais competitivas, inovadoras e sustentáveis? António Ramos Pires, Presidente da Associação Portuguesa de Qualidade, dá a resposta, salientando que “a afirmação das marcas requer confiança dos consumidores nos produtos e serviços”.

Opiniões
As duas opiniões desta edição especial do Jornal Hipersuper pertencem a Pedro Queiroz (Director-geral da FIPA), “25 anos a representar a indústria agro-alimentar”; e Jorge Oliveira (Director do Departamento de Eng. Química da Universidade Nacional da Irlanda, Colégio de Cork e Administrador da Ernesto Morgado, S.A.), “Inovação na indústria alimentar e distribuição”.

Conselho dos Notáveis
No “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas exclusivamente com a indústria agro-alimentar. Assim, as respostas dos “Notáveis” foram dadas relativamente a questões relacionadas com as grandes mudanças dos últimos 25 anos no sector, ao aproveitamento dos fundos de Bruxelas, à competitividade, os problemas actuais do sector, a visão de fileira onde a indústria transformadora pode ter um papel decisivo na dinamização e recuperação da economia nacional e o principal desafio do sector agro-alimentar a curto prazo.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *