FMCG Homepage Marcas Newsletter

Produção de azeite atinge níveis recorde em Espanha

Por a 11 de Abril de 2012 as 15:16

O sector do azeite espanhol alcançou um recorde histórico nesta temporada, com uma produção de 1.570.000 toneladas, segundo indicam dados oficiais provisórios geridos pelas entidades governamentais. O valor mais elevado registado até à data tinha sido 1.416.000 toneladas em 2003-2004.

Esta colheita coincide com um período dominado pelos baixos preços na produção, armazenamento e campanhas de oferta a preços mínimos aos consumidores por parte da grande distribuição, tendo as cooperativas agro-alimentares já reclamado junto do Governo do Primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, uma negociação urgente para encontrar soluções para a crise.

O sector do azeite, devido aos bons preços praticados na década anterior, manteve um aumento da superfície de produção para uma área de perto de 2,5 milhões de hectares. Juntamente com a existência de mais terras para cultivo, as razões fundamentais para o crescimento da oferta devem-se à melhoria das estruturas de exploração agrícola, irrigação localizada e o cultivo de oliveiras com produção intensiva. Isto significou uma mudança de rendimentos médios de cerca de 800.000 toneladas de uma década atrás, para previsões de 1,5 milhões de toneladas.

Nos últimos anos, segundo dados do Ministério da Agricultura espanhol, o consumo de azeite manteve-se estável no mercado interno, com um número rondas as 550.000 toneladas, apesar da queda nos preços.

A situação mais importante e positiva para o sector vem, no entanto, dos mercados estrangeiros onde o consumo passou de uma volumes semelhantes à procura interna, para 829.000 toneladas na temporada anterior. Mais de 300.000 toneladas são exportados a granel, especialmente para Itália, mostram os dados.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *