FMCG Homepage Marcas Newsletter

Fileira do Pescado apela ao Governo para travar custos recorde da energia

Por a 5 de Abril de 2012 as 11:12

A Comissão da Fileira do Pescado, plataforma que reúne as organizações mais representativas do sector das pescas, transformação e comercialização de pescado, veio a terreiro manifestar uma “forte preocupação com a subida recorde dos preços da energia, nos quais de incluem os combustíveis, a electricidade e o gás”.

 

Os custos recorde estão a  “minar a resiliência das empresas do sector”.

A Fileira exorta o Governo a “aprovar medidas que minimizem os impactos que se fazem sentir e criem um clima de confiança empresarial e social que encoraje os agentes económicos a não cederem nos seus projectos”.

“O relançamento da economia, especialmente em países periféricos a viver exigentes processos de reajustamento macroeconómico e orçamental, poderá estar comprometido, pelo persistente clima especulativo do mercado mundial de cotação do petróleo, directamente reflectido na venda de combustíveis refinados, que já atingiram preços superiores aos registados em 2008, ano em que tinham sido batidos recordes de preços”.

Os sectores produtivos de bens transacionáveis ou de consumo no mercado interno “que não dispõem de alternativas energéticas imediatas e eficazes para amortecer as consequências da escalada dos preços desta componente de custos estão a enfrentar grandes dificuldades para manter as operações e o nível de emprego”.

O abastecimento da indústria transformadora de produtos de pesca e do mercado consumidor, através das redes de retalho, depende em grande medida, da produção da frota pesqueira nacional, “cujos custos de exploração, pelo contínuo agravamento dos preços dos combustíveis, estão a atingir limites insustentáveis”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *