Distribuição Homepage Newsletter

Despesas de consumo caem na UE no quarto trimestre de 2011

Por a 5 de Abril de 2012 as 14:44

As despesas de consumo na União Europeia registaram uma queda no último trimestre de 2011, pela primeira vez, no espaço de dois anos, de acordo com o “EU Consumer Spending Barometer” da Visa Europe. A taxa de crescimento caiu -0,1% face ao valor conseguido no mesmo período do ano anterior, uma queda que contraria o crescimento de 0,4% apurado no trimestre anterior.

As despesas de consumo apresentaram variações nos diferentes estados membros da UE, com 13 países a registarem quedas, face ao período homólogo, e 14 países a apresentarem crescimentos. O crescimento moderado verificado em algumas das maiores economias da UE (Alemanha 1,8% e Espanha 1,6%), foi prejudicado pelas quedas registadas por outras grandes economias (Itália -2.8%, Reino Unido -0,4%), enquanto que em França assistiu-se a uma ligeira alteração nas despesas de consumo referentes ao último trimestre de 2011 (-0.1%).

Os países da Europa Oriental foram aqueles que, mais uma vez, contrariaram esta tendência de queda, registando níveis de crescimento impressionantes, no que diz respeito a estas despesas: Estónia (9,8%), Lituânia (9,7%), Letónia (6,7%) e Eslovénia (6,1%).

Para Philip Symes, Chief Financial Officer da Visa Europe, “apesar deste Barómetro mostrar a primeira queda no período de dois anos, se tivermos em conta o cenário económico actual, os resultados são melhores do que o expectável. O consumo que viermos a constatar no primeiro trimestre de 2012, em simultâneo com o impacto do refinanciamento contínuo dos países da zona euro, será crucial para avaliar a gravidade da recessão. No entanto, tendo por base os números registados no último trimestre de 2011, não existe margem para optimismo, uma vez que ainda não assistimos aos graves declínios nos padrões de consumo que caracterizaram a recessão de 2008/09”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *