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Sogrape às compras em Espanha

Por a 3 de Abril de 2012 as 11:40

A Sogrape acaba de adquirir a empresa Bodegas LAN, uma unidade vitivinícola de referência em Espanha, tornando-se na primeira empresa portuguesa a comprar uma relevante empresa espanhola de vinhos. Esta operação representa a entrada do maior produtor de vinhos português num dos principais países produtores de vinho da Europa, reforçando assim a sua posição a nível internacional e enriquecendo o portfólio com os vinhos produzidos na conhecida região de Rioja, entre outras, através de marcas como LAN ou Santiago Ruiz, das Rias Baixas, estando ainda presente nas regiões de Rueda e de Ribera del Duero.

Com esta aquisição em Espanha, a Sogrape consolida o seu processo de internacionalização que, à semelhança do que já sucedera com Finca Flichman (Argentina), em 1997, Framingham (Nova Zelândia), em 2008, e Los Boldos (Chile), em 2008, passa pela presença da empresa nas regiões e origens de eleição para os consumidores, e pelo enriquecimento do seu portefólio com produtos de qualidade Premium.

De facto, de acordo com as orientações estratégicas que a Sogrape definiu para o período do 2008-2013, “sempre esteve prevista a possibilidade de aproveitar uma oportunidade de negócio de aquisição de um player de dimensão relevante em origens seleccionadas como forma de garantir a sustentabilidade futura e reforçar a posição da Companhia nos mercados prioritários”, salienta Salvador Guedes, CEO da Sogrape.

Sobre o investimento no actual cenário financeiro que o País atravessa, Salvador Guedes afirma que “as boas oportunidades surgem, muitas vezes, em momentos de crise. E se não há dúvidas sobre o elevado potencial que esta operação aporta à Sogrape, deve também sublinhar-se que estamos perante um investimento de claro interesse nacional que reforça a presença da marca Portugal nos mercados internacionais”, esperançado em que o exemplo possa ser seguido por outros sectores da economia portuguesa.

Não sendo conhecido o valor do negócio, já que nos termos do contrato assinado com a Mercapital – o fundo de capital de risco espanhol que transaccionou a Bodegas LAN – este é objecto de sigilo, o responsável máximo da Sogrape reconhece que se trata de “um projecto ambicioso e ousado num enquadramento económico adverso”, mas viabilizado pelo reconhecimento e apoio da banca portuguesa e espanhola.

A Bodegas LAN é um player relevante em Espanha com uma forte presença em Rioja – a região espanhola mais conceituada internacionalmente –, dona de um portfólio de reconhecida qualidade e prestígio que apresenta um grande potencial de crescimento nos mercados externos, aproveitando a estrutura de distribuição internacional própria já montada pela Sogrape em mercados tão importantes como EUA, Angola, Ásia-Pacífico e Reino Unido.

Com uma produção anual de 3,5 milhões de litros e um volume de negócios de 18,6 milhões de euros, a Bodelas LAN possui 108 hectares de vinhas em Rioja e Rias Baixas, contando nessas regiões com modernas adegas de vinificação.

Quanto a marcas, LAN Crianza é a referência mais importante da empresa, vinho exclusivamente produzido a partir da casta Tempranillo e que representa mais de 50% das vendas da empresa.

Para além da marca LAN (Rioja), a empresa espanhola produz também a marca Santiago Ruiz (Rias Baixas), tendo lançado, recentemente, Duquesa de Valladolid (Rueda) e Marqués de Burgos (Ribera del Duero), todos sob a direcção técnica das enólogas Maria Barúa e Luisa Freire.

De referir ainda que dos 3,5 milhõs de litros de vinho que a Bodegas LAN produz, 90% provém da região de Rioja, enquanto no que diz respeito à comercialização, 70% dos néctares que saem das adegas de Rioja e Rias Baixas ficam no mercado interno, viajando para fora do território espanhol os restantes 30% da produção onde os principais mercados são os EUA, Suíça, México, Porto Rico e Canadá.

“Como é tradição na Sogrape, queremos transpor também para a Bodegas LAN o dinamismo e a competência de uma gestão que sabe aliar as tradições e os valores de uma organização de cariz familiar com a aposta na inovação exigida pela extrema competitividade dos mercados actuais”, conclui Salvador Guedes, indicando que a direcção-geral da empresa continuará sob a alçada do actual CEO, Enrique Abiega.

 

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