Destaque FMCG Homepage Marcas Newsletter

A edição do Jornal Hipersuper: A prudência da Nestlé para 2012

Por a 30 de Março de 2012 as 0:01

Nesta edição do Jornal Hipersuper, destaque para os resultados da Nestlé Portugal em 2011, tendo registado um crescimento nas vendas, com o café a assumir um papel cada vez mais preponderante nas contas da companhia no nosso País. 2012, contudo, é encarado com muita prudência – depois da resiliência em 2011 -, já que “a confiança é um bem escasso” junto do consumidor, afirma o Administrador-delegado da Nestlé Portugal, António Reffóios.

A importância da embalagem nas MdD
A Europa é o continente onde a marca própria apresenta o maior desenvolvimento, com nove países, entre eles Portugal, a apresentarem taxas de penetração superiores a 35%.

A Daymon Worldwide desvenda um pouco da importância que as embalagens e o packaging assumiu junto dos retalhistas, revelando que a distribuição moderna tem cada vez mais consciência que estas são um elemento importante para se diferenciarem dos concorrentes e de fidelizarem os seus clientes.

BGC perdem facturação em Fevereiro
Segundo o mais recente Scantrend da Nielsen, os Bens de Grande Consumo (BGC) perderam ligeiramente facturação em Fevereiro de 2012 (-0.2%) vs período homólogo. As Marcas de Fabricante (MdF) decresceram 4,2%, enquanto as Marcas da Distribuição+Primeiro Preço (MdD+PP) cresceram 7,4%.

Análise Kantar Worldpanel
O consumo em casa (Lares de Portugal Continental) da categoria de “azeitonas”, tal como já indicado a análise que a Kantar Worldpanel efectuou no ano de 2011 e que correspondia ao 1.º semestre de 2011, continua a ser uma das categorias que mais cresce percentualmente em valor e em volume no mercado total FMCG, em 2011. Com efeito apresenta performances positivas de 8.9% e 10.9%, respectivamente.

Centenário Oreo
O centenário de Oreo foi o pretexto para uma conversa com Rodrigo Carmona. O director de Marketing da Kraft Foods passa a pente fino o passado, o presente e o futuro da marca de bolachas “mais vendida no Mundo”.

Os investimentos da SEL
Aumentar a capacidade de produção, melhorar a qualidade dos produtos e dinamizar as exportações, são os objectivos do investimento da Salsicharia Estremocense (SEL). O investimento ascendeu a 2,3 milhões de euros.

O segredo das adegas de Jerez
Fruto de um percalço, é hoje um dos ingredientes mais nobres da cozinha espanhola. Apesar da tradição secular, o Vinagre de Xerez esteve na sombra até ao século passado. Numa viagem a Jerez de La Frontera, ficámos a conhecer os “segredos” da região.

Águas e Cervejas marcadas pela crise
Embora estejamos perante mercados com comportamentos completamente distintos, as cervejas e as águas são das categorias mais importante no universo das bebidas e que reflectem os estados de alma dos seus consumidores, seja na vertente emocional, seja na monetária.

Pay and Pass com MasterCard
A tecnologia ou a solução não é nova em Portugal, uma vez que a MasterCard já a tinha lançado no nosso País num projecto-piloto, em 2009, mas será, efectivamente, colocada no terreno no segundo semestre de 2012. Numa visita ao Innovation Corner da Mastercard, em Waterloo (Bélgica) foi possível ficar a par das últimas soluções da companhia para acabar com o “cash” nas carteiras das pessoas e fazer com que elas adoptem o “tap and go”.

Conselho dos Notáveis
No “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com a publicação dos preços praticados entre a distribuição e a produção no âmbito da Plataforma de Acompanhamento das Relações da Cadeia Alimentar (PARCA) e dos relatórios trimestrais que serão divulgados. Além disso, as opiniões sobre o pedido de ajuda a Bruxelas por parte do Governo português para combater os efeitos da seca, o aumento dos preços dos combustíveis, possível subida até ao final do ano e furtos no comércio.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *