A edição do Jornal Hipersuper: A prudência da Nestlé para 2012
Hoje no Hipersuper: resultados Nestlé Portugal, a importância do packaging nas MdD, Scantrends Nielsen, análise Kantar Worldpanel (azeitonas), Oreo, SEL, os segredos de Jerez, águas, cervejas, Pay&Pass da MasterCard e Conselho dos Notáveis.
Victor Jorge
As Slots Mais Populares nos Casinos Online
Eduardochi é a mascote virtual da KFC neste Natal
Isabel Barros entre os 100 melhores responsáveis de sustentabildiade da Europa
Nestlé doa ao projeto Terras de Cascais o primeiro composto biológico gerado através das cápsulas Neo
Espumante de chá bio com apenas 3% de teor alcoólico no palco Future Taste da Auchan
Velhotes celebram 90 anos com viagem no tempo e em realidade aumentada
Pobeira é uma cerveja com alma do Norte e um objetivo de internacionalização
Andreia Vaz é a nova head of brand e customer experience da Worten
Água de Luso celebra ligação à sua origem em campanha multimeios
Fábricas do Grupo Celeste produzem mais de 500 toneladas de doces para a época natalícia
Nesta edição do Jornal Hipersuper, destaque para os resultados da Nestlé Portugal em 2011, tendo registado um crescimento nas vendas, com o café a assumir um papel cada vez mais preponderante nas contas da companhia no nosso País. 2012, contudo, é encarado com muita prudência – depois da resiliência em 2011 -, já que “a confiança é um bem escasso” junto do consumidor, afirma o Administrador-delegado da Nestlé Portugal, António Reffóios.
A importância da embalagem nas MdD
A Europa é o continente onde a marca própria apresenta o maior desenvolvimento, com nove países, entre eles Portugal, a apresentarem taxas de penetração superiores a 35%.
A Daymon Worldwide desvenda um pouco da importância que as embalagens e o packaging assumiu junto dos retalhistas, revelando que a distribuição moderna tem cada vez mais consciência que estas são um elemento importante para se diferenciarem dos concorrentes e de fidelizarem os seus clientes.
BGC perdem facturação em Fevereiro
Segundo o mais recente Scantrend da Nielsen, os Bens de Grande Consumo (BGC) perderam ligeiramente facturação em Fevereiro de 2012 (-0.2%) vs período homólogo. As Marcas de Fabricante (MdF) decresceram 4,2%, enquanto as Marcas da Distribuição+Primeiro Preço (MdD+PP) cresceram 7,4%.
Análise Kantar Worldpanel
O consumo em casa (Lares de Portugal Continental) da categoria de “azeitonas”, tal como já indicado a análise que a Kantar Worldpanel efectuou no ano de 2011 e que correspondia ao 1.º semestre de 2011, continua a ser uma das categorias que mais cresce percentualmente em valor e em volume no mercado total FMCG, em 2011. Com efeito apresenta performances positivas de 8.9% e 10.9%, respectivamente.
Centenário Oreo
O centenário de Oreo foi o pretexto para uma conversa com Rodrigo Carmona. O director de Marketing da Kraft Foods passa a pente fino o passado, o presente e o futuro da marca de bolachas “mais vendida no Mundo”.
Os investimentos da SEL
Aumentar a capacidade de produção, melhorar a qualidade dos produtos e dinamizar as exportações, são os objectivos do investimento da Salsicharia Estremocense (SEL). O investimento ascendeu a 2,3 milhões de euros.
O segredo das adegas de Jerez
Fruto de um percalço, é hoje um dos ingredientes mais nobres da cozinha espanhola. Apesar da tradição secular, o Vinagre de Xerez esteve na sombra até ao século passado. Numa viagem a Jerez de La Frontera, ficámos a conhecer os “segredos” da região.
Águas e Cervejas marcadas pela crise
Embora estejamos perante mercados com comportamentos completamente distintos, as cervejas e as águas são das categorias mais importante no universo das bebidas e que reflectem os estados de alma dos seus consumidores, seja na vertente emocional, seja na monetária.
Pay and Pass com MasterCard
A tecnologia ou a solução não é nova em Portugal, uma vez que a MasterCard já a tinha lançado no nosso País num projecto-piloto, em 2009, mas será, efectivamente, colocada no terreno no segundo semestre de 2012. Numa visita ao Innovation Corner da Mastercard, em Waterloo (Bélgica) foi possível ficar a par das últimas soluções da companhia para acabar com o “cash” nas carteiras das pessoas e fazer com que elas adoptem o “tap and go”.
Conselho dos Notáveis
No “Conselho dos Notáveis”, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com a publicação dos preços praticados entre a distribuição e a produção no âmbito da Plataforma de Acompanhamento das Relações da Cadeia Alimentar (PARCA) e dos relatórios trimestrais que serão divulgados. Além disso, as opiniões sobre o pedido de ajuda a Bruxelas por parte do Governo português para combater os efeitos da seca, o aumento dos preços dos combustíveis, possível subida até ao final do ano e furtos no comércio.