Destaque FMCG Homepage Newsletter Vinhos

Produção de Vinhos Verdes protegida com maior seguro de colheita do país

Por a 28 de Março de 2012 as 11:06

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) vai proteger a produção de 2012 com um Seguro Colectivo de Colheitas que abrange mais de 22 mil produtores. A assinatura do maior seguro agrícola em Portugal e um dos maiores da Europa aconteceu hoje [Quarta-feira], na sede da CVRVV, no Porto

A cobertura da produção de Vinho Verde representa um investimento por parte da CVRVV de cerca de meio milhão de euros/ano e é a única do género existente numa região demarcada do País.

A apólice de seguros, da CA Seguros, grupo Crédito Agrícola, protege a cultura da vinha em caso de incêndio, queda de raios, explosões, tornados, granizo, geada, trombas de água e neve e não tem qualquer custo para os produtores de Vinho Verde.

Em face dos constrangimentos financeiros por que passa o País, o seguro de colheita chegou a estar em causa, mas foi possível negociá-lo com a Comissão Europeia e inclui-lo no pacote da Organização Comum do Mercado Vitivinícola, ao contrário do que acontecera em anos anteriores, quando era o Estado português, através do programa SIPAC – Sistema Integrado de Protecção Contra as Aleatoriedades Climáticas, que suportava parte dos custos do financiamento.

A produção de cada viticultor fica assim segura por 22 cêntimos/quilo da uva. Em caso de um qualquer sinistro previsto na apólice, o produtor de Vinho Verde tem de apresentar a participação na CVRVV e é visitado por um perito, que avalia a dimensão dos estragos e determina o prejuízo indemnizável.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *