Homepage Newsletter Veículos

Chronopost testa veículo elétrico-híbrido na entrega de encomendas

Por a 22 de Março de 2012 as 12:13

A entrega de algumas encomendas pela Chronopost está a ser feita por um veículo que pode funcionar como 100% eléctrico ou como híbrido, um teste que vai ter lugar ao longo desta semana.

 

Com uma autonomia até 400 quilómetros, este utilitário eléctrico-hibrido, modelo G5 da Goupil, permite reduções significativas de emissões de CO2.

“Sem nunca esquecer a importância do desenvolvimento sustentável e controlo de custos, em 2012 queremos apostar na criação de soluções mais amigas do ambiente e que contribuam para a redução do consumo de combustível”, sublinha Olivier Establet, administrador-delegado da Chronopost em Portugal.

Esta não é a primeira vez que a empresa utiliza veículos eléctricos para a entrega de encomendas. Em 2002, em Estrasburgo (França), a Chronopost International implementou o Chrono City, um “trolley eléctrico”, movido a electricidade através de baterias, e que permite efectuar tanto recolhas como entregas de documentos e pequenas encomendas em zonas densamente povoadas.

Em Portugal, o Chrono City já circulou nas cidades do Porto e Évora, estando a Chronopost a tentar implementar a solução em mais algumas cidades portuguesas.

“O transporte de mercadorias na cidade – até há pouco tempo raramente tido em conta nas problemáticas de deslocação urbana ou nas políticas de desenvolvimento económico das cidades – representa uma parte não negligenciável do tráfego motorizado urbano. Por esta razão é necessário estudar novas soluções que possam conciliar os interesses dos agentes económicos com as preocupações ambientais”, acrescenta Olivier Establet.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *