Distribuição FMCG Homepage Marcas Newsletter

App do Facebook dá informações sobre os seguidores das marcas

Por a 21 de Março de 2012 as 10:36

A empresa norte-americana Swaylo desenvolveu uma aplicação para a maior rede social do mundo (Facebook) através da qual recolhe e comercializa a informação sobre a actividade dos seguidores das marcas (obrigatório autorizar) e respectivos amigos. A rede social criada por Mark Zuckerberg assinala nas normas de utilização para os “developers” que estes só podem recolher os dados necessários para as suas funções e sempre com a devida autorização dos utilizadores da rede.

Segundo avança o Advertising Age, a Swaylo não cumpre as regras impostas pelo Facebook, uma vez que, segundo a própria, não vende dados às empresas, mas ferramentas de investigação de mercados às marcas.

Esta “App” da Swaylo atribui valores à influência de cada utilizador no Facebook e dá-lhes perfis em função do seu tipo de actividade na rede, contudo, limitada a pequenos grupos. O algoritmo da Swaylo identifica os utilizadores que são influentes em determinados tópicos, permitindo aos anunciantes oferecer-lhes presentes ou promoções. Por outro lado, esta “App” permite o desenvolvimento de estudos sobre segmentos de utilizadores nos quais uma marca poderá estar interessada.

Fontes citadas pelas Advertising Age afirmaram que o produto é muito interessante, mas terá que se esperar para ver como evolui e verificar se representa problemas no que diz respeito à privacidade e normas do Facebook.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *