Destaque Distribuição Homepage Newsletter

2012 começa estável para BGC

Por a 12 de Março de 2012 as 12:26

Os Bens de Grande Consumo (BGC) começaram o ano 2012 a manter a sua facturação (+0,6%) vs período homólogo, avança o mais recente Scantrend da Nielsen relativamente à Quadrisemana 1 à 4 de 2012 (período de 2 de Janeiro a 29 de Janeiro de 2012).

A consultora indica que as Marcas de Fabricante (MdF) decrescem -2,7% e as Marcas da Distribuição + Primeiros Preços (MdD+PP) crescem +6,8%.

Assim, apenas a Alimentação cresce (+2,6%), devido à Mercearia (+4%) e aos Congelados (+2%), enquanto os lacticínios mantêm facturação. Apesar de melhorarem a tendência, as MdF continuam a perder 1,1%, enquanto as MdD+PP começam o ano a crescer 8,2%.

Nas Bebidas, o sector iniciou 2012 com perdas de 2,7%, mas com comportamentos distintos. Assim, enquanto os fabricantes perderam -5,1%, as MdD cresceram +6,2% Destaque para a quebra das Bebidas alcoólicas que começaram o ano a perder -5%. Já as não alcoólicas iniciaram o ano com estabilidade na facturação vs o período homólogo.

Na Higiene do Lar, 2012 começa com uma manutenção nas vendas, mas com uma inversão significativa de tendências. As Marcas de Fabricante, que perderam 3,4% de facturação no ano 2011, começam 2012 a crescer +1,2%, salientando a consultora que “o crescimento atípico das vendas dos fabricante deve-se a um elevado investimento promocional”. Já as concorrentes MdD+PP perdem -2,8% de vendas no início de 2012, destacando a Nielsen que as MdD+PP não perderam facturação em nenhum período de 2011.

Finalmente, a Higiene Pessoal inicia o ano com uma perda significativa de facturação (-5,1%), com os fabricantes a decrescerem bastante (-8,3%), enquanto as MdD+PP evoluem 5,7%.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *