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Consumidor ibérico é semelhante, mas não igual

Por a 8 de Março de 2012 as 16:57

O estudo “Bom dia, Buenos dias”, realizado pela Leo Burnett, em colaboração com a TNS, no qual a agência analisou o comportamento dos espanhóis e portugueses no início do dia, estados de alma ao levantar e como enfrentam o dia neste ambiente de crise, concluiu que ”existem muitas semelhanças, mas também muitas diferenças entre o espanhol e português”, indicou Isabel Ontoso, presidente da Leo Burnett Ibéria, durante a apresentação do estudo e citada no MarketingNews.es. Na opinião da responsável, “nem sempre as marcas dom alcance ibérico têm em conta estas diferenças na hora de planear as suas estratégias de marketing”.

Íñigo Rivera, director de Desenvolvimento Estratégico da Leo Burnett, explicou, por sua vez, que “há uma base idiossincrática e de personalidade em cada país”, salientando que a crise “está a acentuar essas diferenças”.

O estudo indica, por exemplo, que os portugueses, que estão a viver a crise há mais tempo, já adaptaram-se a essa realidade, confrontando-a de forma objectiva e realista, adoptando comportamentos pragmáticos e funcionais. Já os espanhóis, embora mostrem uma tendência de poupança e redução de consumo, comportam-se de forma mais evasiva da realidade, mantendo rituais hedonistas nas suas rotinas diárias.

Espanhóis e portugueses acordam quase ao mesmo tempo (7:15 horas e horas 7:05, respectivamente), levam o mesmo para se preparar para o dia (56 minutos os espanhóis e 59 minutos os portugueses) e a maioria acorda com sentimentos de obrigação, indiferença e tédio (65%), embora as suas manhãs mostrem diferenças significativas. Existem mais espanhóis a levantarem-se sem energia (68%), ao passo que são os portugueses os que acordam as pilhas carregadas (39%). Mesmo entre os não possuem uma ocupação (ou seja, nem escola nem trabalho) acordam com mais energia em Portugal (53%) do que em Espanha (35%).

Já durante as primeiras horas do dia, entre os portugueses primam rotinas mais funcionais, enquanto do lado espanhol tende-se a fazer as rotinas mais agradáveis.

Ao pequeno-almoço, por exemplo, a bebida dos portugueses é o leite (56% vs 30% do espanhol), pão ou torradas (55% versus 40%) e cereais (38% vs 22%). Do lado espanhol, os consumidores vencem no café (56% vs 47%), cacau (11% vs 4%) e enchidos (7% vs 4%).

Na higiene, o português sobressai no uso de desodorizante (89% vs 86%), gel de banho (71% versus 69%) e shampoo (65% versus 54%). O espanhol perfuma-se mais (71% versus 52%), utiliza mais laca (21% vs 11%) e maquilhagem (20% vs 15%).

 

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