50% dos compradores preferem desconto directo no preço
Um estudo recente da TNS concluiu que o desconto directo no preço, seguido de mais unidades ao mesmo preço, são as formas de promoção preferidas dos consumidores.
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Victor Jorge
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50% dos compradores afirmaram que o preço com desconto directo é o seu tipo favorito de oferta, seguido de mais unidades ao mesmo preço, preferido por 30,4% dos compradores, concluiu o estudo da TNS feito para o mercado espanhol.
A preferência para o tipo de ofertas 2X1, 3X2 … continua a sua tendência descendente nos últimos anos, principalmente porque o comprador tende a diminuir as grandes compras, favorecendo compras mais reduzidas que permitem controlar melhor os gastos.
12,8% dos compradores preferem, por sua vez, ofertas do tipo mais produto pelo mesmo preço, seguindo esta também uma tendência de queda em relação a 2010. Presentes e vantagens dos cartões de fidelidade continuam a ser pouco valorizadas pelos consumidores espanhóis.
O estudo da consultora refere ainda que o interesse nas ofertas por parte dos consumidores continua a aumentar em relação a 2010 e, em 2011, 26% dos compradores espanhóis declararam que as ofertas e promoções são importantes na hora de seleccionar o local onde fazem as compras.
Por outro lado, os dados da TNS revelam ainda que 50% dos compradores confiam nos produtos oferecidos e 3 em cada 10 shoppers declaram que as ofertas fazem com que, no final, adquiram produtos que não tinham planeado ou previsto adquirir. Estes números contrapõem com os 47% dos shoppers que dizem estar frequentemente interessados nas ofertas e 28% que admitem que sentiram realmente que pouparam algum dinheiro através das promoções.
Outro facto interessante enfatizado pelo o estudo é que um em cada quatro compradores visita várias lojas à procura do melhor preço. Este é um tipo de compradores denominados de “procuradores” (em tradução livre de “buscadores”), caracterizado por não ser fiel à sua loja principal e visitar várias na procura do melhor preço, mesmo que isso signifique fazer compras em lojas diferentes.
Fazendo face a estes shoppers que procuram a melhor oferta, o estudo salienta a existência de 26% de shoppers espanhóis que são fiéis à sua loja principal e que preferem lojas que possuam muitas marcas, dado irem à procura de oferta, sem serem fiéis a qualquer marca, comprando tanto Marca de Fabricante como Marca Própria, importando somente o preço e adquirindo produtos oferecidos mesmo quando não estava prevista a sua compra.