Distribuição Homepage Newsletter

Império do chá está a render-se ao café

Por a 1 de Março de 2012 as 16:56

O mítico “Império do chá” está a render-se a todo o vapor à cafeína, excitando as multinacionais do sector, indicou hoje o jornal China Daily.

 

Em doze anos, a cadeia norte-americana Starbucks abriu 550 cafés em 42 cidades do continente chinês (uma média de um por semana) e espera triplicar aquele número até 2015, anunciou a directora da empresa para a China, Belinda Wong.

“É uma história de crescimento realmente excitante”, disse Belinda Wong ao China Daily.

A cadeia inglesa Costa Coffee entrou mais tarde no mercado chinês, mas já tem 120 cafés no país e prevê chegar aos 2.500 em 2018.

O terceiro lugar pertence à Pacific Coffee, de Hong Kong, com cerca de 50 cafés, concentrados em quatro cidades (Pequim, Cantão, Xangai e Shenzhen).

Quando a Starbucks abriu o primeiro café no continente chinês, em 1999, chegou a dizer-se que o negócio teria tanto sucesso como vender viagra no Vaticano.

A China é o maior produtor mundial de chá, muito à frente da Índia, Quénia, Sri Lanka e Turquia, os outros quatro grandes produtores.

Em casa, a esmagadora maioria dos chineses continua a preferir o chá e os restaurantes chineses não costumam servir café, mas entre a nova geração urbana, “Xin Ba Ke” (Starbucks, em chinês) já se tornou um nome familiar.

Como os concorrentes do Costa e do Pacific, os estabelecimentos daquela cadeia norte-americana funcionam também como lugar de encontro, e até de trabalho, com acesso gratuito à Internet e maples confortáveis.

E além de café, servem sumos, batidos, bolos, sandes e … chá.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *