Império do chá está a render-se ao café
Em doze anos, a cadeia norte-americana Starbucks abriu 550 cafés em 42 cidades do continente chinês

Lusa
Quinta da Lagoalva lança colheita de 2024 de brancos e rosé
Agricultura perde mais de 16 mil trabalhadores num ano e enfrenta desafios estruturais no recrutamento
InPost nomeia Luis Florit como diretor comercial para a Península Ibérica
Continente e Pingo Doce lideram ranking das marcas mais relevantes para os consumidores
DHL Supply Chain adquire IDS Fulfillment e reforça oferta para PME no setor de e-commerce
Pingo Doce regressa à Festa do Livro de Loures
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Love Butternut apoia e-book sobre abóbora da Associação Portuguesa de Nutrição
Continente promove “O Melhor de Portugal” em feira dedicada à produção nacional
Red Bull lança edição limitada com sabor a pêssego
O mítico “Império do chá” está a render-se a todo o vapor à cafeína, excitando as multinacionais do sector, indicou hoje o jornal China Daily.
Em doze anos, a cadeia norte-americana Starbucks abriu 550 cafés em 42 cidades do continente chinês (uma média de um por semana) e espera triplicar aquele número até 2015, anunciou a directora da empresa para a China, Belinda Wong.
“É uma história de crescimento realmente excitante”, disse Belinda Wong ao China Daily.
A cadeia inglesa Costa Coffee entrou mais tarde no mercado chinês, mas já tem 120 cafés no país e prevê chegar aos 2.500 em 2018.
O terceiro lugar pertence à Pacific Coffee, de Hong Kong, com cerca de 50 cafés, concentrados em quatro cidades (Pequim, Cantão, Xangai e Shenzhen).
Quando a Starbucks abriu o primeiro café no continente chinês, em 1999, chegou a dizer-se que o negócio teria tanto sucesso como vender viagra no Vaticano.
A China é o maior produtor mundial de chá, muito à frente da Índia, Quénia, Sri Lanka e Turquia, os outros quatro grandes produtores.
Em casa, a esmagadora maioria dos chineses continua a preferir o chá e os restaurantes chineses não costumam servir café, mas entre a nova geração urbana, “Xin Ba Ke” (Starbucks, em chinês) já se tornou um nome familiar.
Como os concorrentes do Costa e do Pacific, os estabelecimentos daquela cadeia norte-americana funcionam também como lugar de encontro, e até de trabalho, com acesso gratuito à Internet e maples confortáveis.
E além de café, servem sumos, batidos, bolos, sandes e … chá.