Downbuying
Já sabemos que a evolução da competitividade dos mercados e da facilidade de comparação de preços e condições, aliada à crise económica a que assistimos, conduziu a uma importante alteração no comportamento dos consumidores, agora denominados de clientes camaleão ou smart shopper.
No segundo semestre de 2011, os consumidores iniciaram um processo de downbuying no consumo alimentar: procurando manter o mesmo nível de saciedade com um orçamento mais reduzido, fazem alterações nos padrões de consumo.
A mais evidente destas alterações foi a aceleração das quotas de consumo de marcas próprias, com as consequências que se sabem. Já no final do ano foi possível identificar outros padrões desta metamorfose:
– Troca do consumo de produtos perecíveis frescos – como carne, bacalhau ou peixe – por outros congelados.
– Redução do consumo de pão fresco e aumento do consumo de pão produzido industrialmente com prazos de validade mais longos;
– Redução do consumo de vinho, cerveja, refrigerantes e água com gás e aumento do consumo de água sem gás;
– Aumento do consumo de perecíveis mais baratos, como peixes de viveiros, carne de aves e porco e fruta de calibres mais reduzidos.
– Inicio de uma segmentação de consumo por canal muito automatizada pelos clientes . Por exemplo um aumento de compras dos produtos dph em discount, promoções em hipermercados e perecíveis nos supermercados de proximidade.
– Aumento das visitas às plataformas de vendas alimentares, com redução do consumo por visita, mas mantendo o mesmo tempo de visita
Ou seja, os consumidores vão mais vezes às lojas, mas consomem menos produtos por visita (e menos ticket por linha de ticket/artigo), justificando-se desta forma a penetração dos supermercados de média dimensão e melhor proximidade aos lares, que permitem o aumento da frequência sem deslocações onerosas e consumidoras de tempo.
Curiosamente, os clientes não parecem gastar menos tempo nestas visitas, o que faz aumentar o tempo investido em cada produto adquirido. Esta informação tem várias leituras possíveis. Pode um lado, pode-se considerar que com visitas mais próximas de casa o cliente está menos pressionado no tempo e portanto compra mais relaxadamente (ou seja, tecnicamente não existe elasticidade ao factor tempo nos limites médios de compra reais e portanto o cliente compra menos, mas gasta o mesmo tempo). Por outro lado, pode-se admitir que o cliente demora mais, porque está a comprara preços ou a reflectir em vez de escolher por impulso e hábito, tornando a compra mais racional.
De uma forma ou de outra, está claro que o consumidor encontrou uma forma de downbuying que lhe permite reduzir o risco do pesadelo que seria ficar sem orçamento para os bens essenciais.
Pedro Barbosa, Docente da EGP-UPBS
- Tweet
-
-
- BRANDED
- BRANDED
Hipersuper Premium
-
Leia a edição 421
“O setor só pode continuar a crescer se houver uma aposta a nível da gestão dos recursos hídricos”. Este...
-
Leia a edição 420
O grande destaque desta edição é a entrevista com Leonor Freitas que agarrou num negócio de vinho a granel...
-
Especial Alimentaria 2024
São 20 as empresas nacionais que vão participar na Alimentaria 2024 sob o chapéu da PortugalFoods. Este ESPECIAL faz...
-
Leia a edição 419
“É fundamental que as nossas empresas não percam o seu lugar na cadeia de abastecimento, porque quem não cumprir...
-
Leia a edição 418 do Hipersuper
“Continuamos a ser orgulhosamente O Licor de Portugal”. A frase é de Daniel Redondo, diretor-geral da J. Carranca Redondo...
-
Leia a edição 417 do Hipersuper
“Há claramente um antes e depois da ViniPortugal” afirma Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, numa conversa onde aborda as...
-
LEIA A EDIÇÃO 416 DO HIPERSUPER
A Alimentaria regressa em março do próximo ano. O Hipersuper conversou com Toni Valls que, embora sublinhe ser cedo...
-
LEIA A EDIÇÃO 415 DO HIPERSUPER
A edição de Julho/Agosto do Hipersuper tem Dora Simões, presidente da Comissão dos Vinhos Verdes, em destaque, que conta, na...
-
LEIA A EDIÇÃO 414 DO HIPERSUPER
Já pode ler a edição 414 do Hipersuper. “A vocação exportadora da região de Lisboa é fortíssima”. Esta é a...
-
LEIA A EDIÇÃO 413 DO HIPERSUPER
Já pode ler a edição 413 do Hipersuper. Uma edição que nos é especial e que marca o início...
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
- PUB
Edições Digitais
-
“O setor só pode continuar a crescer se houver uma aposta a nível da gestão dos recursos hídricos”. Este é o alerta de Gonçalo Santos Andrade, preside...><
-
O grande destaque desta edição é a entrevista com Leonor Freitas que agarrou num negócio de vinho a granel com 60 hectares e apenas duas castas plantadas, e...><
-
São 20 as empresas nacionais que vão participar na Alimentaria 2024 em Barcelona, Espanha, sob o chapéu da PortugalFoods, que promove a inovação e a inter...><
-
Dos produtos da floresta ao desperdício da indústria
- 12 Maio 2023
-
ZU abre mais uma loja em Lisboa
- 28 Março 2024
-
Inflação sobe para 2,3% em março
- 28 Março 2024