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Vendas da EuroPac próximas dos mil milhões

Por a 29 de Fevereiro de 2012 as 16:53

A EuroPac registou, em 2011, um volume de negócios de 948,88 mil milhões de euros, representando uma evolução de 18% face a 2010, com o resultado líquido a ascender a 41,25 milhões de euros, ou seja, mais 56% que os 26,42 milhões de euros do ano anterior.

O EBITDA consolidado cresceu 26% para 119,63 milhões de euros e o EBIT aumentou 33% para 72,67 milhões de euros.

O negócio em Portugal da EuroPac atingiu, por sua vez, vendas agregadas de 424 milhões de euros, mais 9,4% do que no ano anterior, representando 45% das vendas por origem do grupo.

De referir que durante o ano 90% da produção de papel Kraftliner, produzido na EuroPac Viana, unidade onde foram investidos 130 milhões de euros em 2011, teve como destino a exportação, fazendo do grupo um dos principais exportadores nacionais.

Em comunicado, Enrique Isidro, administrador delegado do grupo EuroPac, destaca que “comparativamente, o resultado global do exercício é bom, o maior da história da companhia, num exercício complicado que foi de extremos”.

Segundo o responsável, “a companhia tem um potencial importante de melhoria dos seus resultados em condiciones normalizadas de mercado. Em 2011, das cinco áreas de negócio, apenas o papel Kraftliner, a energia e a gestão de resíduos tiveram um bom comportamento, ainda que o impacto desta última na conta de resultados é, todavia, marginal”, admitindo que “não podemos estar satisfeitos porque as áreas de negócio de papel reciclado e cartão ainda tem margem para uma melhoria significativa”.

Foi precisamente a área de negócio do cartão a mais penalizada devido às subidas de preço das matérias-primas durante os primeiros nove meses do ano “num ambiente caracterizado por uma difícil situação económica”, salienta a companhia.

Num artigo, a publicar na próxima edição do Jornal Hipersuper (Sexta-feira, dia 2 de Março), Fernando Pinto, director-geral da EuroPac Portugal, destaca as inovações saídas das unidades de produção localizadas em Portugal, salientando como exemplos a IcePac, FishPac, TrayPac e EuroPal.

De resto, o responsável pela operação em território nacional admite que a embalagem é cada vez mais importante para as empresas, verificando-se “uma tendência das mesmas serem encaradas como algo que terá de ajudar na venda do produto”. Assim, as embalagens têm de ter uma imagem bonita, fáceis de transportar e de colocar no ponto de venda”.

 

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