Destaque FMCG Homepage Marcas Newsletter

Sovena investe mais em marketing no Brasil do que em Portugal

Por a 29 de Fevereiro de 2012 as 9:52

O investimento em marketing da portuguesa Sovena, que detém as marcas de azeite Oliveira da Serra e Andorinha, no mercado brasileiro será de 6,5 milhões de reais (cerca de 2,8 milhões de euros) em 2012, um valor superior em 20% quando comparado com o volume investido no mercado nacional.

A informação é avançada pelo jornal Meio&Mensagem, que dá conta de que esta é a primeira vez que a verba da filial ultrapassa a do mercado de origem.

No Brasil, a Sovena detém a marca de azeite Andorinha, que terá crescido em vendas na ordem dos 23%, mais do dobro dos 10,5% registados no último ano.

O investimento previsto prevê a recuperação do merchandising da personagem Andorinha Dorinha. A personagem, patrocinada pela marca portuguesa, contracenava com a personagem Louro José, no programa Mais Você, da Rede Globo, apresentado por Ana Maria Braga. Além desta acção, a personagem da Sovena marca também presença em programas televisivos como o Domingão do Faustão e Big Brother Brasil.

De referir que o mercado brasileiro é um dos mais importantes para a empresa portuguesa, tendo Luís Pereira Santos, director de Marketing Global e director Vendas Portugal da Sovena, afirmado recentemente em entrevista ao Jornal Hipersuper que “o mercado brasileiro tem conhecido uma performance incrível”. Ou seja, “se o nosso País está em crise, o Brasil está exactamente no oposto”, afirmou o responsável da empresa, destacando a performance da marca Andorinha no mercado. “Só para ter uma ideia, adquirimos a marca Andorinha em 2004 e relançamo-la em 2005, entre 2004 e 2011 a marca passou, no Brasil, de 3 para 12% de quota num mercado que duplicou em volume”.

De resto, na opinião de Luís Pereira Santos, o Brasil “é o único país do mundo onde há percepção do azeite português”, afirmando mesmo que “no Brasil não existe somente a percepção, como a valorização da origem do azeite português. Portugal, actualmente, deverá fazer cerca de 60 a 65% do que é o consumo nacional de azeite no Brasil”.

* com Pedro Durães (Meios&Publicidade)

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *