Distribuição Homepage Newsletter

Cavaco Silva diz que é “impossível impor mais austeridade”

Por a 29 de Fevereiro de 2012 as 11:31

O Presidente da República defendeu hoje, em entrevista à TSF, que é “impossível impor mais austeridade” a um conjunto de portugueses mais vulneráveis, “a que agora se chama novos pobres”.

 

Cavaco Silva disse ainda que “é preciso olhar às pessoas”.

“As medidas não têm em conta as especificidades” dos grupos sociais atingidos, afirmou, acrescentando que “não se refere apenas aos pensionistas quando fala em portugueses, a quem é impossível impor mais austeridade”.

Famílias, sobretudo as endividadas e aquelas que sofreram cortes abruptos nos rendimentos, e também os microempresários, preocupam o chefe de Estado.

Quanto ao programa de ajuda externa, Cavaco Silva disse acreditar que Portugal não vai precisar de um segundo resgate, mas sublinhou que o cumprimento do programa imposto pela troika não garante um regresso aos mercados.

 

Ainda sobre a crise, e numa perspectiva europeia, Cavaco Silva criticou a actuação dos líderes comunitários e o seu posicionamento em relação às agências de rating.

“De facto surpreendo-me como é que 27 líderes europeus se deixam condicionar, e até chantagear, por três agências de rating norte-americanas”, revelou o presidente da República à TSF, numa entrevista em que pediu uma regulamentação para as agências que garanta “mais transparência”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *