FMCG Homepage Newsletter Novos Produtos

Aprender com os bons exemplos de responsabilidade social e ambiental

Por a 27 de Fevereiro de 2012 as 11:52

Jorge Rodrigues e Maria Manuela Duarte lançaram a obra “Responsabilidade Social e Ambiental das Empresas”.

 

O livro editado pela Escolar Editora pretende contribuir para a disseminação do conhecimento sobre como as organizações socialmente responsáveis se podem relacionar com a sociedade, através dos modelos de relato da responsabilidade social das organizações mais conhecidos.

“A globalização dos negócios e a turbulência, devido à ausência de responsabilidade social das organizações, têm contribuído para a degradação do meio envolvente da sociedade, quer a nível ambiental quer a nível social”, explicam os autores.

“As organizações que actuam em mercados cada vez mais competitivos procuram responder com criatividade, flexibilidade e inovação, para criar novas oportunidades de negócio, sem avaliarem o impacto das externalidades que introduzem na economia e na sociedade”.

Para a sustentabilidade dos negócios “devem ser tomadas decisões éticas, sociais e ambientais, para as quais os gestores necessitam de informação atempada e pertinente, existindo hoje modelos de relato já testados e adaptados a diferentes meios envolventes específicos e aceites pela sociedade”.

Jorge Rodrigues é economista e Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Lisboa.

Maria Manuela Duarte é Professora Coordenadora no Instituto Politécnico de Lisboa.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *