Destaque FMCG Homepage Marcas Newsletter

Pagamentos do Proder na próxima semana, garante Ministra da Agricultura

Por a 22 de Fevereiro de 2012 as 12:42

A Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, afirmou ontem [Terça-feira] que o pagamento das primeiras verbas do Proder – Programa de Desenvolvimento Rural deste ano começarão na próxima Segunda-feira, 27 de Fevereiro, e que em Março abrirá novo concurso para verbas no valor de 50 milhões de euros.

“Janeiro foi dedicado à reprogramação do próprio Proder pelo IFAP – Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas”, afirmou a responsável pela pasta da agricultura. “Na Segunda-feira faremos os primeiros pagamentos deste ano, no valor de 52 milhões de euros”, revelou Assunção Cristas, que respondia a questões de deputados na comissão parlamentar de Agricultura, salientando que o objectivo do Governo com o Proder é “alavancar” investimentos como alguns dos que estão relacionados com a barragem do Alqueva.

Desta forma, em Março será aberto um novo concurso no âmbito do Proder, num valor de 50 milhões de euros e que “uma boa fatia destina-se ao Alentejo e à irrigação”, admitindo Assunção Cristas que o Governo pretende terminar o projecto do Alqueva “tão cedo quanto possível e na medida das possibilidades de financiamento do Estado português”.

Considerando que é “mais importante” neste momento levar o regadio aos 30 mil hectares do projecto que estão infra-estruturados, mas sem produção por não serem regados, do que alargar mais a infra-estrutura, a ministra da Agricultura mostrou-se ainda confiante de que a passagem do Alqueva para o QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional será uma forma de diversificar as fontes de financiamento do projecto.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *