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Exportações de vinhos portugueses em alta

Por a 20 de Fevereiro de 2012 as 11:46

Os mais recentes dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) mostram que as exportações de vinho relativamente ao ano de 2011 se revelaram muito positivo, tendo atingido 675 milhões de euros, correspondendo a uma subida de 3,6% face ao ano anterior de 2010. Este resultado representa 1,6% do valor total das exportações nacionais (42,37 mil milhões euros) e 66% dos produtos “bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres” (1,02 mil milhões euros).

Em termos de volume, a subida de 14% face a 2010, colocam as exportações de vinhos portugueses muito perto dos 3 milhões de hectolitros.

Os vinhos “tranquilos” (+10% em valor e +22% em volume) foram o principal gerador deste crescimento, dada a quebra verificada nos licorosos (-3,3% em valor e -3,4% em volume), essencialmente devido à redução do volume de exportação de Vinho do Porto e Vinho Madeira. Apesar desta redução, não houve oscilações negativas do preço médio, dado que no Porto a variação foi de -0,5% e no Madeira chegou mesmo a crescer 12,3%.

O valor das exportações de vinhos “tranquilos” representou 51% do total, ultrapassando pela primeira vez o montante gerado pelos vinhos licorosos.
A categoria dos vinhos espumantes manteve em 2011 tendência de crescimento que vem registando, com incrementos assinaláveis de 46% em valor e 25% em volume, apesar de apenas representar 1,6% do total das exportações de vinhos. Ainda assim, 2011 marca esta categoria por se ter ultrapassado o montante de 10 milhões euros.

Os principais mercados repetem-se em 2011, com Angola, Reino Unido, França, Brasil, Alemanha, EUA, Canadá, Suíça, Bélgica e Suécia todos a aumentar o volume importado de Portugal. De forma mais acentuada, França cresceu 32,2% e Angola 27,9%; Alemanha 16,4% e Brasil 14,1%. Com aumento mais suave, o Reino Unido aumenta 4,7% e os EUA 2,1%.

Destaque para o crescimento das exportações para o mercado da China, tendo o país asiático importado mais 123% do que em 2010.

No valor das exportações, apenas Reino Unido e EUA tiveram diminuições, com -2,6% e -4,1% respectivamente, tendo os restantes evoluído positivamente com Angola a liderar o crescimento com +30,6%, seguindo-se Brasil (+18,7%), França (+6,8%) e Alemanha (+5,5%). O mercado chinês aumentou 91,7% em valor, mas com diminuição do preço médio em 14%, para 1,35€/litro.

A par de Angola, também outros PALOP, como Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe registam bons níveis de crescimento, mas com preços médios bastante inferiores à média nacional de 1,61 €/litro. As exportações aumentaram para estes mercados, em volume e valor, com preços médios para a Guiné Bissau de 0,62 €/litro, Moçambique de 0,69 €/litro e S. Tomé e Príncipe de 0,76 €/litro.

No continente americano, o mercado do Canadá que ocupa o 9.º lugar em volume e o 7.º em valor, evoluiu na ordem dos 9% em valor e volume, sendo o 2.º melhor mercado em termos de preço médio (3,12 €/litro).

Na Europa, a Suíça representa 3% do total das exportações de vinho e valorizou 8,3% em valor e 6% em volume.

 

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