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Industriais lançam campanha contra introdução de fosfatos químicos no bacalhau

Por a 17 de Fevereiro de 2012 as 11:29

A Associação dos Industriais do Bacalhau lançou a campanha “O Nosso Bacalhau”.

 

“A cor, a textura e o sabor, são características únicas do bacalhau transformado em Portugal e estão em destaque na segunda parte de uma campanha que visa alertar para a importância de comprar um produto com a qualidade que só a indústria nacional pode proporcionar respeitando as regras da sustentabilidade”, garante a Associação dos Industriais do Bacalhau em comunicado.

A campanha surge na sequência de uma análise da Comissão Europeia que avalia a possibilidade de introduzir fosfatos químicos no bacalhau.

“Esta proposta só prejudica os consumidores e os industriais portugueses porque vai tornar praticamente impossível manter a cor, a textura e o sabor do bacalhau transformado em Portugal, já que a introdução de fosfatos dificulta e muito a retirada de humidade do bacalhau sem acrescentar nenhuma vantagem para o produto final”, garante Luísa Melo, presidente da AIB.

A indústria nacional da transformação do bacalhau “está obrigada a apresentar um produto com uma percentagem de humidade máxima de 47%, enquanto o bacalhau transformado noutros países tem uma percentagem de humidade muito superior”.

A origem do bacalhau é “indiferente, o que distingue este peixe é a sua transformação feita há quase 500 anos em Portugal e para garantir que O Nosso Bacalhau continua a ser o mesmo de sempre, é importante que consumidores e distribuidores saibam o que estão a comprar”.

A campanha “O Nosso Bacalhau” vai estar visível nas próximas semanas em acções e publicações dirigidas ao grande público e a distribuidores.

 

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