FMCG Homepage Marcas Newsletter

Agricultores admitem processar Estado por incumprimento no Alqueva

Por a 10 de Fevereiro de 2012 as 15:24

A Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) admitiu hoje [Sexta-feira] avançar com uma acção judicial contra o Estado por incumprimento da promessa de conclusão do projecto Alqueva em 2013, o que irá prejudicar agricultores.

A hipótese da acção judicial foi apresentada e discutida em Beja, numa reunião que juntou cerca de 100 agricultores do Baixo Alentejo, para definirem formas de actuação contra o eventual desvio de verbas comunitárias afectas ao Alqueva e a “indefinição” à volta da conclusão do projecto.

“Iremos agora, já, tratar da situação da possibilidade da acção judicial contra o Estado e fundamentar bem o prejuízo que o País tem em não ter uma grande área de regadio”, disse o presidente da FAABA, Castro e Brito, aos jornalistas, no final da reunião.

O anterior Governo PS antecipou a conclusão do projecto Alqueva para 2013, depois de inicialmente prevista para 2025 e revista para 2015.

Entretanto, a Ministra da Agricultura do novo Governo PSD/CDS-PP, Assunção Cristas, disse que “não é possível” concluir o projecto em 2013, mas prometeu “grande empenho” para o terminar “tão cedo quanto possível”, “desejavelmente até final de 2015”, mas “depende das condições de financiamento do Estado”.

Segundo Castro e Brito, “há graves prejuízos” decorrentes da decisão de adiar a conclusão do projecto, “porque houve muitos investimentos” em “milhares de hectares” de culturas de regadio, como olival, pomares e milho, que “já estão no campo à espera da água do Alqueva em 2013”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *