Naturea cria marca de luxo para cães e gatos
Os biscoitos para cão feitos numa fábrica de produtos para consumo humano abriram as portas do Mundo à empresa de Santarém
![Rita Gonçalves](https://backoffice.hipersuper.pt/app/uploads/2024/06/silhueta-120x120.jpg)
Rita Gonçalves
Portugal Duty Free e Licor Beirão celebram portugalidade com edição exclusiva
Novo packaging das bolachas Arcádia cruza tradição e modernidade
SagalExpo regressa a Lisboa de 28 a 30 de abril
Minsait Portugal tem novo diretor-geral
Nespresso abre quiosque no Nosso Shopping
Aquaservice adquire a Eden Springs Portugal para reforçar expansão internacional
Salesforce anuncia o seu primeiro agente de IA totalmente autónomo
Setor de retalho alimentar europeu com perspectivas de crescimento otimistas para os próximos anos
MO abre nova loja em Vila Nova de Famalicão
Oakberry abre duas lojas em Coimbra
A má notícia chegou em meados de 2010. Os novos proprietários de uma marca canadiana de pet food à venda em Portugal rescindiram contrato com a empresa de Raul Abraão por falta de consenso na definição de objectivos de vendas.
O “azar”, como chama à contrariedade Raul Abraão, foi ao mesmo tempo o golpe de sorte dos cinco trabalhadores que constituem a equipa da Naturea. Fundaram a Naturea – The Natural Grain Free Concept – em Setembro de 2010 e três meses depois a ração e os biscoitos para cão criados de raiz pela empresa portuguesa começam a suscitar interesse em Espanha.
Hoje, são vendidos também na Alemanha, Eslováquia, República Checa, Lituânia, Áustria, Luxemburgo e Dinamarca.
Sem margem para investimentos avultados, Raul Abraão reuniu 35 mil euros para arrancar com a empresa. Com a colaboração de veterinários e nutricionistas, criou uma fórmula “única e biologicamente adequada”.
Após algumas tentativas frustradas de parceria com fábricas portuguesas, chegou a acordo com uma “grande” unidade industrial de “pet food” no Reino Unido.
Todos os ingredientes utilizados em Naturea são aprovados para consumo humano e a receita tem a particularidade de dispensar cereais na composição. “Como cães e gatos são animais carnívoros, não faz sentido incluir nas suas dietas qualquer tipo de cereal”, sublinha o fundador da Naturea. Carne fresca de frango, salmão, fruta, vegetais, ervas aromáticas e algas marinhas, são alguns dos ingredientes utilizados que fazem as delícias dos animais de quatro patas.
A estrela da casa são os biscoitos para cão fabricados numa tradicional padaria em Sintra. “Não foi tarefa fácil convencer uma fábrica que produz produtos para consumo humano a produzir, em simultâneo, biscoitos para cão. Mas, quando partilhámos a receita, os responsáveis confirmaram que todos os ingredientes utilizados são aprovados para consumo humano e que a única diferença dos biscoitos é ter a forma de um osso”, conta o CEO da Naturea. Também a receita dos biscoitos não integra cereais. A fécula de batata é utilizada como “elemento aglomerador” dos diversos ingredientes.
Bastou a participação numa feira de grande dimensão em Itália e a divulgação dos biscoitos nas redes sociais, para a pequena empresa portuguesa começar a exportar. “Os biscoitos são a alma diferenciadora deste projecto e a porta de entrada nos mercados externos”. Apesar disso, a ração é o produto com mais peso no volume de negócios (80%).
Dirigida à classe média-alta e alta, prova disso é o design cuidado das embalagens, a marca não assume um posicionamento super premium. “Não somos uma marca super premium, mas concorremos com as marcas que se posicionam no segmento de luxo nos lineares no mercado especializado: lojas pet e veterinárias”.
A Naturea venceu recentemente o Prémio Portugal Vencedor, promovido pela Intervet/MSD, que distingue o projecto que mais se destacou na área da saúde animal.
A Naturea tem distribuidores exclusivos em nove mercados: Portugal, Espanha, Alemanha, Eslováquia, República Checa, Lituânia, Áustria, Luxemburgo e Dinamarca. E está de olhos postos no Canadá.
“Decidimos trabalhar Portugal como mais um país porque rapidamente Espanha vai liderar o TOP das vendas: num mês apenas pusemos o produto à venda em 72 lojas em Madrid. Na Alemanha também vamos registar um bom resultado. O nosso distribuidor propõe-se a colocar a marca em 5 mil pontos de venda”.
Em Portugal, concretamente na Grande Lisboa, a marca está nos lineares de 140 lojas e o objectivo é atingir 300 estabelecimentos no final deste ano. “Chegar ao Grande Porto e invadir a zona litoral do País”, é mais um desígnio para 2012.
Raul Abraão estima crescer 1000% este ano. “Vamos vender cerca de 2 milhões de quilos de ração e 140 toneladas de biscoitos em 2012. A facturação deverá crescer de 400 mil para 4 milhões de euros. E o mercado internacional deverá representar 90% do volume de negócios”.
O lançamento de uma linha de ração húmida produzida numa fábrica de enlatados para consumo humano, idealmente em parceria com uma empresa portuguesa, é o próximo projecto da empresa de Santarém que sonha erguer uma unidade fabril. “Depois de consolidar a marca nos mercados internacionais, queremos investir na construção da nossa própria fábrica”. A meta é “conquistar nos próximos quatro anos a liderança do mercado europeu de dietas biologicamente adequadas para cães e gatos”.