Distribuição Homepage Newsletter

Vendas do Leclerc aumentam 8%

Por a 8 de Fevereiro de 2012 as 12:11

O retalhista francês Leclerc anunciou vendas consolidadas para o ano de 2011 de 40,6 mil milhões de euros, correspondendo a um aumento de 8,4% face a 2010.

No mercado doméstico, as vendas, excluindo combustíveis, evoluíram 5,5% para 30,21 mil milhões de euros, indicando o retalhista que, somando os combustíveis, a facturação da companhia sobe para 37,8 mil milhões de euros.

As Drive stores – existem, actualmente, 143 unidades – representaram um terço do crescimento das vendas do retalhista, tendo todos os formatos contribuído para a evolução das vendas do Leclerc, destacando-se, contudo, os hipermercados com áreas de venda entre os 4.000 e 6.500 metros quadrados que registaram aumentos de vendas na ordem dos 7%.

Os analistas já avançam com as estimativas do Leclerc poder vir a ser o principal retalhista em França, em 2015, ultrapassando o Carrefour.

Para alcançar este objectivo, a companhia terá de focar-se numa estratégia multi-canal baseada no formato Drive, esperando por vir a operar com 400 unidades em 2015, bem como o lançamento de um website de comércio não alimentar.

O Leclerc encontra-se a melhorar a convergência entre a Internet e os conceitos especializados, tais como agência de viagens, para-farmácias e lojas de electrónica que contribuíram com 8,4% para o crescimento das vendas em 2011. O retalhista espera introduzir o portal de e-commerce dedicado às viagens em Abril do corrente ano e lançar um website de produtos culturais no Outono, além de um para produtos multimédia e electrónicas em 2013.

Fontes do Leclerc referem que “a ideia é a de lançar websites dedicados a um mercado específico que são autónomos, mas que ficarão juntos num mesmo portal como a Tesco”, antecipando o retalhista que, em 2012, irá abrir mais 116 conceitos especializados.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *