FMCG Homepage Marcas Newsletter Novos Produtos

Nestlé lança nova máquina para pequenos negócios

Por a 7 de Fevereiro de 2012 as 10:45

A Nestlé presenteou o mercado com uma nova máquina de café com um target muito específico: as pequenas empresas.

A Nescafé Alegria, que está a ser lançada pelo negócio “out-of-home” Nestlé Professional, destina-se às chamadas micro-empresas com menos de dez empregados.

As micro-empresas representam, segundo as contas da multinacional suíça, nove em cada dez empresas no universo de Pequenas e Médias Empresas (PME) na Europa, que, por sua vez, correspondem a 99% de todos os negócios no Continente.

A Nestlé admite ter identificado uma lacuna neste mercado que permita às organizações pequenas de apresentarem uma variedade de estilos de café aos seus clientes.

“Os dias de um café preto liso acabou”, diz Michiel Kernkamp, Chefe de Bebidas da Nestlé Professional. “Os consumidores querem algo mais complexo. É uma vantagem para as pequenas empresas, como cabeleireiros, floristas ou concessionários automóveis terem a capacidade de oferecer aos seus clientes um latte macchiato ou um cappuccino com o toque de um botão”.

 

Cápsula original

A Nescafé Alegria usa cápsulas individuais, feitas de cartão reciclado, contendo uma mistura de café solúvel e finamente moído. Uma cápsula contém 120g de café, o suficiente para fazer até 60 chávenas individuais.

“Nenhuma máquina de café existente no mercado funciona desta forma,” salienta Kernkamp, acrescentando que “para uma pequena empresa com um número limitado de pessoal, este sistema é muito económico e eficiente”.

 

Design japonês

O desenho da Nescafé Alegria tem por base a Nescafé Barist. Disponível apenas no Japão, a Nescafé Barista foi criada pelo departamento de Research&Development da Nestlé e lançada em 2007, tendo sido vendidas mais de 600.000 unidades, tornando-a a máquina de café mais popular no país.

Para adaptar o sistema para pequenas empresas na Europa, a Nestlé Professional aumentou o tamanho do seu tanque de água e renomeou-a para complementar a já existente gama de máquina de café Nescafé Alegria.

“As máquinas de café para pequenas empresas têm sido tipicamente demasiado pequenas para os clientes lidarem, ou muito grandes, muito caras e demasiadamente demoradas para operar”, refere Marc Caira, CEO da Nestlé Professional.

“A máquina Nescafé Alegria é outro grande exemplo de como nosso negócio ‘out-of-home está a evoluir para soluções alimentares e bebidas que proporcionam o equilíbrio correcto entre qualidade, acessibilidade, tempo e custo para as empresas de todos os tamanhos.”

A máquina Nescafé Alegria já foi lançada em sete países da Europa, incluindo Alemanha, Holanda, Polónia, Rússia e Reino Unido, existindo a possibilidade da máquina também vir a ser lançada na América Latina e outros países da Ásia.

 

2 comentários

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *