FMCG Homepage Marcas Newsletter Ponto de Venda Tecnologia

Inovação na Europa está a abrandar face à crescente concorrência mundial

Por a 7 de Fevereiro de 2012 as 16:03

De acordo com o Painel de Inovação da União de 2011, quase todos os Estados-Membros melhoraram o seu desempenho no domínio da inovação. No entanto, o crescimento do desempenho neste domínio está a abrandar, persistindo o fosso entre a UE e os líderes mundiais da inovação: Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. A maior diferença para a UE27 continua a ser a inovação no sector privado. Embora a UE mantenha uma liderança clara sobre as economias emergentes (China, Brasil, Índia, Rússia e África do Sul), a China melhorou o seu desempenho neste domínio e está a recuperar progressivamente. Na UE, a Suécia continua no topo da classificação geral, logo seguida da Dinamarca, da Alemanha e da Finlândia. As actividades de inovação das empresas constituem um factor importante para atingir o topo das classificações na UE e a nível internacional.

Na opinião de Antonio Tajani, Vice-Presidente da Comissão Europeia e Comissário Europeu responsável pela Indústria e o Empreendedorismo, “os resultados deste ano são um aviso claro de que são necessários mais esforços para dinamizar a inovação. Se queremos eliminar o fosso que nos separa dos nossos principais parceiros económicos e superar a crise actual, a inovação deve merecer toda a nossa atenção. Conto, em especial, com as empresas, que se revelaram ser a chave do sucesso em matéria de inovação. No entanto, o sucesso alcançado por empresas novas doutras regiões do mundo mostra que a Europa tem ainda algumas lições para aprender”.

“Precisamos de sistemas nacionais de investigação e inovação equilibrados, que garantam às empresas um ambiente propício à inovação. O painel da inovação mostra também um fosso com os EUA em termos de investigação de ponta. É urgente dispor de um Espaço Europeu da Investigação, para gerar mais concorrência, mais excelência e atrair e reter os melhores talentos mundiais”, declarou Máire Geoghegan-Quinn, a Comissária Europeia responsável pela Investigação, a Inovação e a Ciência.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *