Como vender mais no e-commerce
Numa recente análise, um trabalho realizado no Brasil dá conta de alguns dos passos a ter em conta para vender mais no mundo virtual.
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Victor Jorge
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Nas compras online, o empreendedor deve ter atenção redobrada para evitar possíveis dores de cabeça no futuro. Oferecer o que o cliente procura, aliado a um bom atendimento e ainda cobrar um preço justo, são regras básicas para quem quer ou pretende montar um negócio. A máxima é aplicada tanto para espaços físicos como para os virtuais.
Vale a pena lembrar que um consumidor que realiza compras pela Internet procura, em primeiro lugar, a practicidade. Comprar o que quer com apenas alguns cliques é o sonho de consumo de muitas pessoas – e o número só tende a crescer.
Este é, sem dúvida, um grande mercado a ser explorado, mas antes de se aventurar, a análise aconselha a conferir cinco dicas valiosas para transformar uma ideia num próspero negócio:
1. Utilizar layouts simples
Comprar qualquer coisa pela Internet deve ser um processo prático. Se o utilizador sente qualquer dificuldade para comprar na loja virtual, sai (e provavelmente não volta mais). Escolher um layout simples e objectivo é, assim, fundamental. Destacar os produtos e os botões de acção (Comprar, Finalizar Compra, etc.) também tem de ser tido em conta.
2. Não criar páginas longas
Um erro muito comum em lojas virtuais é o esforço de apresentar muito conteúdo em poucas páginas. Se o utilizador tiver que descer constantemente a barra de scroll, provavelmente vai apertar o botão “Retroceder” no browser e procurar numa loja que lhe torne a vida mais fácil. Não ter mais conteúdo do que realmente é preciso é outro dos segredos.
3. Envio e preço
Mostrar todas as informações sobre o custo do envio evita cancelamentos e facilita a vida do cliente. Uma alternativa é criar um banner dizendo, por exemplo, “enviamos qualquer produto por 5,00 euros”.
4. Imagens de boa qualidade
Exigir que o cliente clique mais de uma vez numa foto para obter informações pode fazer com que ele saia do site. Sempre que possível, a navegação deve ser facilitada e não se deve utilizar imagens da Internet. Ter o máximo de fotos possíveis, de vários ângulos diferentes, de modo a que a foto se torne numa valiosa peça de informação é aconselhável.
5. Transparência total
Mostrar aos clientes o endereço físico, o local de trabalho e o telefone da loja, ajuda a passar mais segurança. Ao ganhar a confiança do cliente, este fará a compra e poderá aconselhar a loja aos amigos.
Antes de colocara loja online, é importante fazer a seguinte pergunta: faria compras nesta loja? É essa segurança que deve ser passada aos futuros clientes.