FMCG Homepage Marcas Newsletter

Produção industrial cai 8,7% em Dezembro

Por a 31 de Janeiro de 2012 as 13:38

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de produção industrial apresentou, em Dezembro, uma variação homóloga de -8,7% (-3% em Novembro). A variação homóloga da secção das Indústrias Transformadoras fixou-se em -5,1% (-3% no mês anterior). Já no 4.º trimestre de 2011, o índice agregado diminuiu 3,9% face ao período homólogo (no trimestre anterior esta variação tinha sido -2,3%). No conjunto do ano 2011, o índice total diminuiu 1,9% (aumento de 1,5% no ano anterior).

Todos os grandes agrupamentos industriais apresentaram taxas de variação negativas, com os agrupamentos de Bens Intermédios e de Bens de Consumo a apresentarem contributos de -2,3 pontos percentuais (p.p.) e de -2 p.p., respectivamente, em resultado de variações homólogas de -6,1% e de -6,3% (-2,7% e -9,5% no mês anterior), pela mesma ordem.

O índice de produção industrial registou, em Dezembro, uma variação mensal de -1,5% (-2,3% em Novembro). O agrupamento de Bens de Consumo apresentou o único contributo positivo para a variação do índice agregado (0,5 p.p.), em resultado de uma taxa de variação de 1,4%.

Em termos homólogos, o índice agregado registou uma variação de -3,9% no 4.º trimestre de 2011 (no trimestre anterior, esta variação tinha sido -2,3%). O agrupamento de Bens de Consumo apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total (-2,7 p.p.), resultante de uma taxa de variação de -8,4% (-3,8% no trimestre anterior).

A secção das Indústrias Transformadoras apresentou um contributo determinante para a variação do índice agregado (-2,9 p.p.), em resultado de uma taxa de variação de -3,6%.

De acordo com os dados do INE, o índice de produção industrial diminuiu 1,9% no conjunto do ano 2011, após ter aumentado 1,5% no ano anterior. Esta diminuição foi determinada pelos agrupamentos de Bens de Consumo e de Energia, que diminuíram 3,7% e 8,4%, respectivamente. O índice da secção das Indústrias Transformadoras diminuiu 0,9%.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *