Distribuição Homepage Newsletter

É preciso controlar melhor os direitos dos consumidores, diz Deco

Por a 24 de Janeiro de 2012 as 14:09

O director da Deco defendeu que para combater a crise financeira é preciso “controlar melhor” os direitos dos consumidores, acusando o poder político de estar apenas centrado nas empresas e de esquecer as pessoas, os compradores.

“A forma de resolver estas crises não é retirando direitos aos consumidores, mas reforçando os que existem, isto não quer dizer criar mais direitos, mas sim controlar melhor”, defendeu o director da Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (Deco), Luís Silveira Rodrigues, em declarações à agência Lusa.

Para o director da Deco, parte da situação financeira actual é resultado de uma “ineficaz regulação de determinados sectores de actividade” e da falta de aplicação das normas existentes, como aconteceu com a banca que concedeu empréstimos a famílias “ultrapassando todas as normas de prudência”, uma vez que as famílias estão a atingir “graus de endividamento insuportáveis”.

Para Luís Silveira Rodrigues, o pensamento e actuação dos governantes também está no sentido errado: “O que sentimos da parte do poder político e da Comissão Europeia é que é preciso salvar a economia e a economia são as empresas”. “A grande preocupação da União Europeia é a regulação do mercado interno e, no segundo nível, a protecção do consumidor”, lembrou.

Para o responsável da Deco, o discurso vai “no sentido errado” uma vez que “não será desta maneira que se vai resolver a crise nem evitar que surjam crises semelhantes”.

Luís Silveira acredita que “2012 ainda será um ano de grande preocupação para os consumidores”, esperando que 2013 seja finalmente “um ano de viragem”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *