FMCG Homepage Marcas Newsletter

Consumo mundial de café deve manter crescimento

Por a 24 de Janeiro de 2012 as 10:16

A OIC (Organização Internacional do Café) informou recentemente que o consumo mundial por café não deverá registar qualquer quebra devido à desaceleração de algumas economias mundiais desenvolvidas e que manterá o crescimento anual de 1,5% em 2012.

Em 2011, o consumo de café foi de 137 milhões de sacas (60 kg) quando no ano anterior rondou as 135 milhões de sacas.

“Estamos a ver o café a resistir á actual crise”, refere o director-executivo do OIC, Robério Oliveira Silva. Para este responsável, o café regista um crescimento “fenomenal” da procura a longo prazo, com o impulso de países produtores e mercados emergentes, como a Índia, por exemplo.

A estimativa é de que a produção mundial também registe um incremento, devido ao bom ano que se está a ver na produção brasileira, devendo a colheita crescer para 50,6 milhões de sacas no ciclo 2012/13, acima das 43,5 milhões de sacas previstas para a actual campanha. Desse volume, quase 33 milhões de sacas devem ser exportadas.

Porém, o nível de stocks mundiais não deverão subir acentuadamente em 2012/13 por causa da melhoria brasileira, adiantando o responsável do OIC que “o Brasil aparecerá com uma campanha que fica absolutamente dentro das necessidades do mercado”, afirmando ainda que “discorda das visões sobre um forte crescimento dos stocks”, embora reconheça que o “mercado avança com essa possibilidade há algum tempo”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *