FMCG Homepage Marcas Newsletter

Índice de preços na produção industrial desacelera em Dezembro

Por a 19 de Janeiro de 2012 as 15:39

De acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o Índice de Preços na Produção Industrial registou, em Dezembro, uma variação homóloga de 4,4%, taxa inferior em 0,8 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior, acentuando-se a tendência de desaceleração verificada desde Março de 2011.

A maioria dos agrupamentos registou, em Novembro, taxas de variação homóloga inferiores às observadas em Outubro.

Os agrupamentos de Bens de Consumo (variação de 2,5%) e de Bens Intermédios (1,6%) contribuíram, respectivamente, com 0,7 p.p. e 0,4 p.p. para a variação do índice total.

Em Novembro, as variações homólogas destes agrupamentos situaram-se em 2,9% e 2,3%, pela mesma ordem.

A secção das Indústrias Transformadoras apresentou o contributo mais influente para a variação do índice total (3,2 p.p.), em resultado de uma variação homóloga de 4% (a mais baixa dos últimos 12 meses), inferior em 0,9 p.p. à registada no mês anterior.

No 4.º trimestre de 2011, a taxa de variação homóloga do índice de preços na produção industrial situou-se em 5% (5,6% no trimestre anterior).

A variação homóloga da secção das Indústrias Transformadoras foi 3,8% no 4º trimestre de 2011, inferior em 0,9 p.p. à observada no trimestre anterior.

O índice de preços na produção industrial apresentou, em Dezembro, uma taxa de variação mensal de -0,1% (0,6% em Dezembro de 2010), inferior em 0,3 p.p. à registada em Novembro.

Por secções, a variação do índice total foi determinada pelo contributo das Indústrias Transformadoras (-0,1 p.p.), em resultado de uma variação mensal de -0,2% (0,8% no mês homólogo).

Em Dezembro, a taxa de variação média dos últimos 12 meses situou-se em 5,8%, pelo terceiro mês consecutivo.

No agrupamento de Bens de Consumo esta taxa de variação registou um aumento de 0,1 p.p. para 2,8%, enquanto no de Bens Intermédios se fixou em 4,9% (menos 0,3 p.p. que no mês anterior).

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *