Jornal Hipersuper: Edição Especial IV Congresso da Distribuição Moderna
Esta edição do Jornal Hipersuper é totalmente dedicada ao IV Congresso da Distribuição Moderna. Destaque para a entrevista ao Presidente da APED, Luís Reis.
Hipersuper
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Esta edição especial do Jornal Hipersuper, antecipada em três dias, é totalmente dedicada ao IV Congresso da Distribuição Moderna, organizado pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).
Entrevista Luís Reis, Presidente da APED
Em entrevista realizado no final de 2011, Luís Reis, presidente da APED, admitiu que o consumidor está perto do limite e que tem sido a distribuição a saber reinterpretar as necessidades, dificuldades e exigências do consumidor. É por isso que acredita que “melhor do que a produção e a distribuição, está o consumidor”.
Em relação à situação que o País atravessa, o presidente da APED está consciente das dificuldades e destaca que está na altura de actuar. “É indiscutivelmente importante agir”, salienta, acrescentando que o sector da distribuição moderna está cá para fazer crescer a competitividade da economia portuguesa.
Kantar Worldpanel: Saber crescer
A Kantar Worldpanel, mais do que trazer previsões para os anos de 2012 e 2013, destaca, tal como o presidente da APED, a necessidade de “fazer, em que os diagnósticos interessam apenas como ponto de partida para uma acção focada na mudança e nos ajustes que todos os operadores económicos têm de fazer”.
Neste contexto difícil, a consultora salienta que a Distribuição Moderna apresenta-se muito dinâmica, reforçando o seu posicionamento de “ajuda ao consumidor” na sua premente procura pela poupança.
Daymon: O futuro das Marcas Próprias
Apesar da recessão e do consequente impacto negativo na maioria das categorias, a procura de Marca Própria mantém-se forte, o que, de acordo com vários especialistas, veio para ficar.
Assim, a Daymon Worldwide salienta que “a recessão tem historicamente efeitos positivos no crescimento das Marcas Próprias, uma vez que os consumidores de forma a reduzirem as suas despesas, tornam-se mais conscientes e mais susceptíveis a experimentar novas marcas, entre elas as Marcas Próprias”.
Nielsen: O que foi 2011. O que será 2012
Depois de efectuar um apanhado do que foram os últimos meses de 2011, revelando que as medidas do Orçamento de estado de 2012 tiveram impactos imediatos nos hábitos do consumidor português no final do ano passado, a Nielsen destaca os principais desafios que os Bens de Grande Consumo e Retalho terão de enfrentar em 2012. Assim, a consultora conclui: “em 2012, o Retalho Moderno vai ser posto à prova”.
Entrevista Luís Simões, Managing DirectorIberia Kantar Worldpanel
Considerando que o consumidor português tem vindo a ajustar a sua forma de comprar em função da conjuntura que vai vivendo em cada momento, o managing director da Iberia Kantar Worldpanel, admite que para os próximos anos o shopper terá um “foco maior nos gastos considerados essenciais, muito particularmente na área da alimentação”.
Luís Simões admite que, devido à queda nos rendimentos disponíveis das famílias, o consumidor vê-se “obrigado a um ‘downtrading’, privilegiando as opções mais baratas, sempre que não reconhece um benefício directo em categorias ou marcas mais caras”.
Entrevista Boris Planer, Research Director, e TatjanaWolff, Associate Analyst, do Planet Retail
Cientes das dificuldades que Portugal está a atravessar, os dois responsáveis do Planet Retail deixam o aviso: “é pouco provável que Portugal regresse aos níveis de consumo registados pré-crise antes de 2015”
Para Boris Planer, Research Director, e TatjanaWolff, Associate Analyst, do Planet Retail, está na altura de adaptar a oferta ao que os consumidores realmente necessitam e deixar de criar necessidades de compras artificias junto do consumidor. Assim, uma oferta de produto mais focada, com uma maior penetração de marcas próprias de valor, poderá ter uma boa aposta.
Entrevista Anthony Gibson, Presidente das Agências Criativas do Grupo Publicis
O responsável por um dos principais grupos de publicidade nacional admite que o mercado esteve demasiado preocupado com os preços e reconhecimento da marca, sem realmente perceber o que, de facto, está a motivar o consumidor nos dias de hoje
Apesar de reconhecer que a crise económica está a alterar o comportamento do consumidor, Anthony Gibson, presidente das Agências Criativas do Grupo Publicis, acredita que há oportunidades que podem ser aproveitadas. No fundo, “o consumidor vai continuar a evoluir e podemos e devemos evoluir com ele”.
Entrevista Luís Marques, Responsável do Mercado de Retalho da Microsoft Portugal
Analisando o sector do retalho, seja nacional e/ou internacional, é impossível desassociá-lo à tecnologia. De acordo com Luís Marques, responsável do Mercado de Retalho da Microsoft Portugal, a tecnologia “está para ficar e com maior presença no futuro”
Já lá vai o tempo em que o consumidor se dirigia a uma loja e o proprietário ou empregado fazia as contas num papel ou máquina de calcular. Actualmente, a distribuição moderna é dos sectores mais avançados a nível tecnológico, salientando Luís Marques, que “a tecnologia vai evoluir no sentido de ajudar a conhecer melhor os clientes, nomeadamente as suas preferências e hábitos de compra, a criar mais sofisticação na experiência de compra nas lojas físicas e nos canais electrónicos”.
Conselho dos Notáveis Especial
Nesta edição especial do Conselho dos Notáveis, inteiramente dedicado a assuntos relacionados com o sector da Distribuição Moderna, colocámos à consideração do painel questões relacionadas com a nova os principais marcas do sector em Portugal nos últimos 25 anos, o (des)interesse do mercado da distribuição em Portugal, os futuros negócios da distribuição Moderna, o papel das Marcas da Distribuição, os formatos do futuro, e o que mais influenciará a fidelidade/confiança dos consumidores por uma insígnia de Distribuição Moderna no futuro.
Opiniões
Os artigos de opinião desta Edição Especial do Jornal Hipersuper ficaram a cargo de: Luís Moutinho (Sonae MC), “Nova era no retalho moderno”; Américo Ribeiro (Auchan), “O futuro da Distribuição”; Pedro Barbosa (EGP-University of Porto Business School), “Tendências 2012; Clara Cardoso (Projecto C – The Consumer Inteligence Lab), “As engenharias orçamentais de um consumidor em ajustamento”; Pedro Miguel Silva (Deloitte), “Um desafio do tamanho do mundo”; Carla Marques (Alma Consulting Group), “Agravamento do IMI no Orçamento de estado para 2012”; Ana de Sampaio (Cabinet JE Dias Costa), “Exmos. Senhores Empresários, vamos inovar?”; e Liliana Gomes (Hays), “Mudança de Mindset”.