Distribuição Homepage Newsletter

Bifanas de Vendas Novas invadem Lisboa

Por a 13 de Janeiro de 2012 as 13:04

A Bifanas de Vendas Novas – Casa Original vai investir 600 mil euros para abrir este ano 2012 três novos restaurantes em centros comerciais da Grande Lisboa

 

As afamadas Bifanas de Vendas Novas chegaram ao Almada Fórum pela mão de três jovens portugueses. Na casa dos 30 anos, a “troika” de empresários está dedicada de corpo e alma ao negócio dos seus sonhos: um restaurante de bifanas aberto ao público num centro comercial de grande dimensão localizado na área da Grande Lisboa.

A crise contribuiu, e muito, para a concretização do projecto. A desaceleração económica diminuiu o ritmo de abertura de novas lojas e consequentemente os valores do arrendamento. “Se o retalho não estivesse em crise, dificilmente teríamos conseguido abrir a primeira loja no Almada Fórum, o maior centro comercial a Sul do Tejo”, explica Rui Guerra, o porta-voz do triunvirato. A localização foi escolhida a dedo. “Almada é a cidade de residência de muitos alentejanos”.

A primeira loja, que abriu em Julho do ano passado, foi alvo de um investimento de 120 mil euros e criou 12 postos de trabalho. Com um preço médio de refeição de 4,50 euros, o restaurante vende cerca de 600 bifanas por dia. “A facturação mensal está próxima dos 40 mil euros. O retorno do investimento está previsto para o terceiro ano de actividade”.

A loja vai de vento em popa. Integrada no segmento de fast-food (a loja tem capacidade para atender dois clientes por minuto) beneficia do baixo preço, mas também de ser um produto regional e tradicional português. “As pessoas estão a valorizar mais o que é nacional. Isso nota-se. Antes do Natal há sempre quebra nestes negócios. E apesar de o centro receber menos clientes, o nosso negócio não foi afectado, o que é um excelente indicador”.

 

3 lojas em 2012

Rui Guerra, Carla Rico e Ricardo Lima, sócios com partes iguais, planeiam inaugurar mais dois ou três espaços comerciais este ano. A estratégia mantém-se: vender as bifanas em shoppings da Grande Lisboa.

“Os centros comerciais dão à partida garantias de sucesso desde que o produto tenha qualidade”, sublinha Rui Guerra. Caso este plano de expansão se concretize, a Bifanas de Vendas Novas – Casa Original vai investir cerca de 600 mil euros e criar 25 postos de trabalho em 2012. “Vamos aproveitar esta fase menos boa no comércio em busca de oportunidades únicas dentro dos centros comerciais”.

Mas, afinal, o que têm de especial estas bifanas que se candidataram em 2010 à eleição das 7 Maravilhas da Gastronomia? “As tradicionais bifanas são feitas a partir da perna do porco, regra geral de “fraca qualidade e rica em gordura”. A receita das bifanas de Vendas Novas tem cerca de 60 anos: são feitas exclusivamente a partir do “lombo do porco, cortadas em finas fatias, muito bem batidas e levam muito alho no tempero”.

Reza a história que a receita chegou a Vendas Novas, distrito de Évora, pela mão de um empresário acabado de chegar de França com a receita, que decidiu abrir um restaurante naquela cidade alentejana.

Manuel Cardante, entretanto falecido, herdou a receita e é hoje a mulher quem dirige os destinos do restaurante em Vendas Novas. Ao estabelecimento original, abriram outros como cogumelos que puseram Vendas Novas no mapa da gastronomia regional.

Nenhum dos sócios está ligado à família que criou originalmente o conceito mas Carla Rico e Ricardo Lima nasceram em Vendas Novas onde alimentaram o sonho que concretizaram no ano passado. O espaço de Almada não é um conceito inovador. A primeiro restaurante a comercializar as tradicionais bifanas de Vendas Novas abriu há pouco mais de um ano no Barreiro Retail Planet.

O factor diferenciador deste projecto é a oferta. Além de bifanas, são muito procuradas as sopas tradicionais portuguesas, o creme de coentros é o ex-libris, e as empadas tradicionais de Vendas Novas.

 

4 comentários

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *