Distribuição Homepage Newsletter

Bruxelas quer duplicar comércio electrónico até 2015

Por a 11 de Janeiro de 2012 as 16:48

A Comissão Europeia (CE) quer duplicar os números do comércio electrónico até 2015.

 

O plano que a instituição comunitária apresentou prevê, entre outras medidas, a facilitação da aquisição, pagamento e expedição de bens através da Internet.

Segundo dados de Bruxelas, o comércio electrónico representa actualmente 3,4% das vendas a retalho e menos de três% da economia da União Europeia.

Há potencial de crescimento, considera o executivo.

Desta forma, a CE vai promover iniciativas para desenvolver o mercado de pagamentos por cartão, Internet ou telefones móveis, de forma a assegurar a transparência e segurança.

Neste âmbito, o executivo comunitário apresentou hoje o Livro Verde e iniciou um processo de consulta pública com resultados agendados para Abril.

Bruxelas quer ainda tornar mais eficiente e acessível a entrega de produtos na Europa, planeando lançar uma consulta pública sobre o tema, cujos resultados serão apresentados no final do ano.

Ainda segundo a mesma fonte, a economia da Internet cria 2,6 postos de trabalho por cada posto de trabalho “fora de linha” que é suprimido e proporciona aos consumidores uma melhor escolha, nomeadamente nas zonas rurais ou isoladas.

Os benefícios decorrentes do facto de os preços praticados em linha serem inferiores e a escolha de produtos disponíveis ser mais ampla, estimam-se em 11,7 mil milhões de euros, o que equivale a 0,12% do PIB europeu.

*Com LUSA

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *