Destaque Distribuição Homepage Newsletter

ASAE detecta 71 infracções no e-commerce em 2011

Por a 10 de Janeiro de 2012 as 12:48

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) detectou no ano passado 71 infracções cometidas por empresas de comércio electrónico, no âmbito de uma fiscalização a 842 operadores, segundo dados daquele órgão de investigação criminal.

 

Entre 01 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2011, as infracções mais detectadas foram a falta de informações prévias ao consumidor (36) e a falta de informação por escrito do direito de resolução (18), divulga a agência Lusa.

Durante a fiscalização foram também detectadas: a não execução do contrato por parte do fornecedor, a reparação ou substituição do bem fora do prazo previsto, a falta do livro de reclamações, a falta de inclusão de impostos, taxas e encargos no preço afixado, a não identificação do vendedor ou representante e falta de menções de língua portuguesa na garantia.

 

O não reembolso por parte do fornecedor no prazo estabelecido em caso de resolução do contrato, o desrespeito pelas regras do anúncio de venda com redução de preços e a utilização de técnicas não permitidas de comunicação à distância, foram outras das infracções detetadas.

A ASAE refere que o “incremento das tecnologias de informação e comunicação abriu caminho às transacções por via electrónica, as quais deverão ser feitas de forma segura e as empresas deverão prestar aos consumidores todas as informações legalmente exigidas”.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *