Carlsberg prevê crescimento no mercado russo em 2012
Depois de ter tido o ano de 2011 negativo num dos maiores mercados de cerveja mundiais, a dinamarquesa Carlsberg espera voltar a apresentar crescimentos na Rússia.

Victor Jorge
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
A Carlsberg espera que um dos seus mercados-chave (Rússia) comece recuperar em 2012, mesmo que o declínio nos mercados da Europa Ocidental possa vir a intensificar-se nos próximos três anos com o aprofundamento da crise na Zona do Euro, considera a cervejeira dinamarquesa.
A quarta maior cervejeira do mundo afirmou que o mercado russo, que representa um terço das vendas do grupo, irá melhorar este ano, depois de sofrer aumentos de impostos sobre cerveja em 2010, inflação alta e questões regulatórias, disse o presidente-executivo, Jorgen Buhl Rasmussen, em entrevista à Reuters.
“Vemos a nossa quota de mercado crescer na Rússia em 2012, como uma tendência de mercado”, afirmou Rasmussen, adiantando ainda que “o que aconteceu em 2011 e nos últimos dois ou três anos foi único”, referindo-se ao aumento dos impostos, mercados de cerveja em queda e forte concorrência.
Em 2011, a Carlsberg espera que o mercado de cerveja na Rússia tenha decrescido, mas a recuperação em 2012 seria ajudada por uma economia russa mais saudável, admitiu o responsável máximo pela Carlsberg.
No terceiro trimestre de 2011, o mercado russo de cerveja – o quarto maior do mundo depois da China, Estados Unidos e Brasil – caiu cerca de 7%, e a quota de mercado da Carlsberg passou de 39,3 para 37,8%.