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ANIL: Continente promove falência da produção nacional de leite

Por a 4 de Janeiro de 2012 as 14:59

No início do presente ano a cadeia de Distribuição Continente iniciou uma acção de promoção de diversos produtos de primeira necessidade, maioritariamente importados e com a insígnia do operador, com um preço de venda ao público bastante baixo e um desconto acumulável em cartão de -75% (50% disponível na segunda quinzena de Janeiro e 25% da primeira quinzena de Fevereiro).

 

Nesse pacote de bens de primeira necessidades encontram-se diversos produtos lácteos, como queijos, iogurtes e também o leite, neste caso em embalagens de 1,5 litros comercializados a 0,78€, sobre o qual recai o desconto de -75%, resultando um preço final de 0,13€/Litro.

Sendo a matéria-prima de origem não nacional (mais concretamente espanhola) e tendo em conta que o preço médio do leite ao produtor praticado em Portugal e Espanha ronda os 0,33€/Litro (2,5 vezes superior ao preço de comercialização do referido leite da marca Continente) é incompreensível como tais práticas sejam livremente permitidas no nosso país.

Com efeito, o comportamento deste operador da Distribuição merece a nossa firme censura, pois representa um duro golpe na cadeia de valor nacional ao tornar manifestamente impraticável concorrer com referências comercializadas a valores inferiores a metade do custo de aquisição da matéria-prima pelos operadores industriais.

Fica, assim, mais uma vez bem patente a diferença entre as posições mediáticas de defesa da produção nacional por parte das cadeias de Distribuição e a sua prática efectiva, sendo que a FENALAC e a ANIL, enquanto representantes sectoriais, não deixarão de denunciar e desmascarar a política de comunicação de operadores que utilizam os interesses nacionais de forma torpe e indecorosa.

Relembramos que os produtores de leite portugueses, apesar de atravessarem uma situação muito difícil devido ao aumento brutal dos custos de produção, são capazes de abastecer na totalidade o mercado nacional. Nesse cenário, fica evidente que o único objectivo das importações de leite é a destruição de valor e das marcas comerciais nacionais e, em última análise, o aumento dos lucros da Distribuição, nem que para tal milhares de produtores de leite e as suas famílias declarem falência.

Dada a importância social e económica do sector do leite, que emprega cerca de cem mil pessoas e gera 2 mil milhões de euros em volume de negócios (1,3% do PIB), a FENALAC e a ANIL irão denunciar esta prática junto das autoridades e instituições relevantes (Presidência da República, Primeiro Ministro, Governo, Grupos Parlamentares, Autoridade da Concorrência e ASAE) e promover a informação e a sensibilização do consumidor para os perigos de tais práticas, ao nível do emprego e da actividade económica em Portugal.

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