Retalho espanhol fecha 2011 com um crescimento de 1,7%
O retalho espanhol deverá fechar 2011 com números positivos.

Victor Jorge
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
Segundo as últimas previsões da Kantar Worldpanel, o mercado do grande consumo espanhol deverá terminar o actual exercício com um crescimento de 1,7% face ao ano anterior, embora este crescimento se deva fundamentalmente à subida da inflação registada ao longo dos últimos 12 meses, com apenas 0,7% a dever~se ao aumento da procura.
Os números salientam que esta tendência registada em Espanha não é muito diferente da de outros países europeus, reagindo de forma mais positiva face à crise, já que mercados como o alemão deverão cair 1%.
A análise da consultora assinala uma alteração dos consumidores espanhóis que, embora nos primeiros anos de crise tivessem fixados na poupança, começam agora a assumir a conjuntura actual, motivo pelo qual o gasto per capita em bens de grande consumo tenha aumentado 2,3%.
Relativamente a 2012, os responsáveis pelo estudo prevêem o ano será pior que 2011.