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Margarida Calvinho, Responsável de Comunicação do Grupo Prébuild: “Entramos em Angola eventualmente já em 2012”

Por a 22 de Dezembro de 2011 as 19:35

A A. Silva&Silva vendeu em Julho deste ano as 25 lojas de bricolage Izi que detinha em Portugal Continental ao Grupo Prébuild. Com actividade no sector da construção em Angola e fábricas de materiais de construção em Portugal, o grupo comprou as lojas de retalho para entrar no negócio da distribuição destes materiais.

Hipersuper (H): O Grupo Prébuild investiu 1,7 milhões de euros numa “renovação total” da antiga cadeia IZI. O que mudou com este investimento?
Margarida Calvinho (M.C.): Este investimento foi realizado numa campanha de publicidade para dar a conhecer a nova marca IZIBUILD e na mudança de imagem das lojas.

H.: Quais as principais alterações nos 25 pontos de venda com a mudança?
M.C.: A mudança nas lojas deu-se ao nível da sinalética exterior e interior no sentido de conferir às lojas uma personalidade que prima pela simplicidade mas que seja ao mesmo tempo acolhedora.

H.: Quais os objectivos a curto, médio e longo prazo com a compra desta cadeia e também, concretamente, com a transformação que operaram na sua identidade?
M.C.: O objectivo da aquisição da IZIBUILD foi concluir o modelo de negócio de integração vertical do Grupo Prébuild. Ou seja, o grupo tem actividade no sector da construção em Angola, tendo adquirido fábricas de materiais de construção em Portugal. Agora também marcamos presença na distribuição destes materiais através das lojas IZIBUILD. A mudança de identidade reflecte a imposição da personalidade e valores do Grupo Prébuild – o rigor, a qualidade e o profissionalismo.

H: A internacionalização da cadeia de lojas é um dos vossos objectivos. Em que pé está este processo? Quais os países prioritários do plano de expansão no exterior?
M.C.: A internacionalização da IZIBUILD é um objectivo primordial, estando em andamento. Angola é um mercado que conhecemos bem e eventualmente será por aí que começaremos já em 2012.

H: O grupo Prébuild sublinhou que o mercado de bricolage apresenta um “nível concorrencial elevado mas com pouca diferenciação”. Como é que se vão diferenciar?
M.C.: Existem várias marcas internacionais a concorrer neste mercado, daí o nível concorrencial elevado. Mas, a diferenciação quer em termos de posicionamento dessas marcas, quer da oferta e gama de produtos, não é marcada.

A Izibuild, enquanto produtora de materiais, conseguirá diferenciar-se pela inovação em termos de produtos de marca própria que serão exclusivos das nossas lojas.

H: Quanto movimenta em Portugal o mercado de bricolage, decoração e jardim? Este sector tem sofrido as vicissitudes da crise?
M.C.: Vale cerca de mil milhões de euros, mas naturalmente é um mercado que tem sofrido com a contracção do poder de compra e com o aumento da taxa de desemprego como todos os mercados de consumo.

H: Quais os objectivos e desafios da IZIBUILD em 2012?
M.C.: A IZIBUILD tem por objectivo aproximar-se da liderança de mercado e, por isso, naturalmente quererá aumentar o número de lojas em Portugal já em 2012.

H: A IZI fechou 2010 com prejuízos de 5,9 milhões de euros. Qual estimam ser o resultado de 2011? E como esperam que corra 2012?
M.C.: Os resultados em 2011 não serão ainda animadores, mas as alterações que temos vindo a fazer e as que temos programadas no curto prazo terão já impacto em 2012 e veremos já a inversão desses resultados negativos.

 

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