Destaque Distribuição Homepage Newsletter

Mercadona considerada peça-chave no crescimento da MdD em Espanha

Por a 21 de Dezembro de 2011 as 11:01

A cadeia de supermercados Mercadona foi considerada, por um recente estudo efectuado pela Kantar Worldpanel, como a peça-chave para a evolução registada pelas Marcas da Distribuição (MdD) em Espanha.

O estudo “Tendências da marca própria avança que a Mercadona contribuiu em 95% para o crescimento das marcas próprias da distribuição no sector do grande consumo espanhol durante 2010, ano em que as MdD atingiram uma quota histórica de 35,4% da facturação global do sector.

Os dados da consultora salientam ainda que, caso não existisse o factor Mercadona, a quota da marca própria se teria mantido estável nos produtos alimentares e perfumaria, admitindo mesmo uma ligeira retracção em 0,2% no DPH e drogaria.

O estudo indica que a companhia liderada por Juan Roig triplicou a sua quota de mercado em Espanha em termos de valor (excluindo produtos frescos) na última década, ao passar de 8,3%, em 2000, para 24,7%, em 2010, assinalando mesmo que a expansão da Mercadona explica parte do crescimento das suas marcas no mercado retalhista espanhol.

Além do crescimento registado em termos de quota, a MdD da Mercadona também é a marca própria mais valorizada (7,6%), seguindo-se as referências do El Corte Inglés (7,5%), Carrefour e Eroski (6,4%) e Lidl, Caprabo e Auchan (6,3%).

No total do sector, a penetração das marcas próprias registou um crescimento de um ponto percentual no último ano, para os 35,4%, em valor, impulsionadas fundamentalmente pelo conceito supermercados, onde a quota passou de 36 para 38%, enquanto nos hipermercados regrediu de 26 para 25%.

Finalmente, o crescimento da quota das MdD concentra-se em quatro das grandes cadeias retalhistas a actuar no mercado espanhol: Mercadona (onde 55,6% da facturação provém das marcas próprias), Lidl (78,5%), Ahorramás (27,9%) e El Corte Inglés (19,3%).

 

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *