Mercadona considerada peça-chave no crescimento da MdD em Espanha
No mercado retalhista alimentar espanhol é possível apontar uma insígnia específica como responsável pelo crescimento da MdD: Mercadona.

Victor Jorge
Um em cada quatro consumidores compra online em Portugal
Inscrições para o Prémio Ecotrophelia Portugal 2025 terminam a 21 de maio
Milaneza lança campanha “Integral pela Saúde, Aveia pelo Sabor” para promover gama saudável
Torrestir reforça posicionamento global com presença na Transport Logistic 2025
Quinta do Crasto Touriga Nacional eleito ‘Melhor do Ano’ no Concurso Vinhos de Portugal
Sabor do Ano lança imagem renovada e abre inscrições para a edição de 2026
Armazém industrial de 3.640 m² em Matosinhos está em leilão por 3M€
Arrancou oficialmente a 5.ª edição do Programa Bairro Feliz
Sete empresas portuguesas na maior feira da América Latina com apoio da AEP
Tarelo reforça identidade do terroir açoriano com entrada do enólogo Tiago Macena
A cadeia de supermercados Mercadona foi considerada, por um recente estudo efectuado pela Kantar Worldpanel, como a peça-chave para a evolução registada pelas Marcas da Distribuição (MdD) em Espanha.
O estudo “Tendências da marca própria avança que a Mercadona contribuiu em 95% para o crescimento das marcas próprias da distribuição no sector do grande consumo espanhol durante 2010, ano em que as MdD atingiram uma quota histórica de 35,4% da facturação global do sector.
Os dados da consultora salientam ainda que, caso não existisse o factor Mercadona, a quota da marca própria se teria mantido estável nos produtos alimentares e perfumaria, admitindo mesmo uma ligeira retracção em 0,2% no DPH e drogaria.
O estudo indica que a companhia liderada por Juan Roig triplicou a sua quota de mercado em Espanha em termos de valor (excluindo produtos frescos) na última década, ao passar de 8,3%, em 2000, para 24,7%, em 2010, assinalando mesmo que a expansão da Mercadona explica parte do crescimento das suas marcas no mercado retalhista espanhol.
Além do crescimento registado em termos de quota, a MdD da Mercadona também é a marca própria mais valorizada (7,6%), seguindo-se as referências do El Corte Inglés (7,5%), Carrefour e Eroski (6,4%) e Lidl, Caprabo e Auchan (6,3%).
No total do sector, a penetração das marcas próprias registou um crescimento de um ponto percentual no último ano, para os 35,4%, em valor, impulsionadas fundamentalmente pelo conceito supermercados, onde a quota passou de 36 para 38%, enquanto nos hipermercados regrediu de 26 para 25%.
Finalmente, o crescimento da quota das MdD concentra-se em quatro das grandes cadeias retalhistas a actuar no mercado espanhol: Mercadona (onde 55,6% da facturação provém das marcas próprias), Lidl (78,5%), Ahorramás (27,9%) e El Corte Inglés (19,3%).