Espanha vê encerrar 37.000 mil pequenos estabelecimentos
A quebra no consumo e a crise económica são apontadas como as grandes razões para o encerramento do pequeno e médio comércio em Espanha.

Victor Jorge
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Segundo os números da Confederação Espanhola do Comércio (CEC), mais de 37.000 pequenas e médias empresas do comércio tiveram de fechar este ano com a desaceleração do consumo no actual ambiente de crise económica, representando 6% do parque total existente em Espanha.
O pequeno e médio comércio, compreendendo um total de 617.548 lojas, representa 14% do Produto Interno Bruto (PIB) espanhol e 25% das regiões autónomas, empregando mais de 1,8 milhões pessoas, 60% dos quais mulheres.
No documento que divulga estes números lê-se que este ano serão fechadas entre 5 e 6% dos estabelecimentos, dependendo das regiões”, adiantando ainda que uma liberalização total dos horários, como aconteceu recentemente em Madrid, não significará um aumento das vendas ou do emprego, podendo mesmo funcionar como um desquilibrador entre os diferentes formatos, que é ‘vital’ para favorecer o consumidor”.
De acordo com os dados do CEC, o emprego no sector do comércio caiu 1,9% em Espanha no ano passado.
Em relação à época do Natal, os comerciantes esperam que as vendas aumentem entre 5 e 7%, o que corresponderia ao primeiro aumento desde 2008, depois do sector ter registado o pior início da época Outono/Inverno dos últimos cinco anos.
O CEC espera que a despesa média por pessoa nas lojas espanholas oscile entre os 70 e 80 euros, o que representa aproximadamente um gasto de 300 euros por lar, representando sensivelmente 60% do valor total médio a atribuir às compras de Natal em Espanha em 2011.