FMCG Homepage Newsletter Vinhos

“Porto” e “Douro” protegidos na Índia

Por a 21 de Dezembro de 2011 as 10:33

No cumprimento das suas atribuições de protecção e defesa das denominações de origem Porto e Douro e com a colaboração do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Comissão Europeia, obteve-se, este mês, o registo definitivo na Índia das denominações de origem Porto e Douro. Esta conquista faz parte da estratégia mundial do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) em reservar o nome “Porto” apenas para o vinho da Região Demarcada do Douro.

Assim, não só aquele país se obrigou a proteger no seu território os nomes “Porto” e “Douro”, bem como as suas traduções, imitações e evocações, como o IVDP, IP poderá agora agir contra qualquer violação daquelas denominações de origem na Índia.

Num quadro crescente de protecção internacional das denominações de origem da Região Demarcada do Douro, já desde o dia 1 de Setembro que a Austrália não pode utilizar o nome “Port”, ficando este reservado naquele país para os vinhos da região do Douro e certificados pelo IVDP, IP.

O Instituto elegeu uma série de mercados, nos quais as denominações de origem “Porto” e “Douro” devem ser protegidas e a Índia, que se tem revelado uma economia emergente e em crescimento, em cujo mercado já foram detectadas algumas imitações da denominação de origem Porto, faz parte desse grupo. O registo definitivo nesse país já está garantido.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *